Em jogo de extremos, Pelotas busca empate contra São Gabriel

Autor(a):

Uma epopeia. Nada menos do que isso para descrever o empate entre Pelotas e São Gabriel, na Terra dos Marechais, na tarde desta segunda-feira (4) em duelo válido pela 7ª rodada da Divisão de Acesso. Após ir para os vestiários perdendo por 3 a 0 e jogando um futebol muito fraco, o Lobo voltou mudado para a etapa final. Com gols de Jô, Marques e Tiago Duarte, os comandados do técnico interino Eduardo Pereira correram atrás do prejuízo e igualaram o confronto.

O resultado coloca o Áureo-Cerúleo na vice-liderança do grupo A, com 12 pontos, um a menos que o Brasil de Farroupilha. O próximo compromisso do invicto Pelotas é na quarta-feira (6) contra o Riograndense em Santa Maria, em jogo adiado da primeira rodada da Segundona. Já o São Gabriel volta a campo contra o Inter-SM, um dia depois.

Primeiro tempo de dominância do São Gabriel

O jogo começou disputado. Logo no início o Sanga mostrou ao que veio em cruzamentos de Edinei. No primeiro a bola passou por todo mundo, mas no segundo, encontrou a cabeça de Flávio Torres, que testou por cima do gol de Rodrigo. O Pelotas respondeu com Itaqui, que em cobrança de falta obrigou o goleiro Anderson a fazer a defesa.

Depois dos momentos iniciais, o time da casa começou a dominar as ações, o que resultou em chegada perigosa de Luis Felipe, que só foi parado com falta dentro da área. Pênalti cometido por Stevys. Márcio Reis foi para a cobrança e deslocou o goleiro Rodrigo, abrindo o placar para o tricolor.

Após o gol, o clube da terra dos marechais continuou pressionando, e após falha de Yuri, Flavinho entrou cara a cara com o arqueiro do Lobão e deixou a sua marca. O Pelotas parecia apático, e não esboçava reação. Para deixar ainda mais difícil a situação dos áureo-cerúleos, após cobrança de falta por parte do Lobo no campo de ataque, o São Gabriel recuperou a bola rapidamente e partiu em contra-ataque. Flávio Torres não deixou por menos e colocou a bola nas redes. Era o 3º gol dos donos da casa.

Nos minutos finais da primeira etapa, o técnico interino do Pelotas, Eduardo Pereira, mexeu e colocou Vinícius Paulista no lugar de Itaqui. Mas a substituição não surtiu efeito, com o Lobo só levando certo perigo com Nunes e Marques.

Foto: Luís Gustavo Amaral/E.C. Pelotas
Foto: Luís Gustavo Amaral/E.C. Pelotas

Recuperação espetacular do Lobo

O Pelotas voltou com mudança para o segundo tempo. Tiago Duarte no lugar de Adilson Bahia. Eduardo Pereira tentava mudar o rumo da partida. E logo no início, pareceu ter funcionado. Vinícius Paulista, que entrou ainda no primeiro tempo, achou Jô entrando na área pelo lado direito. O volante do Lobo acertou um petardo e marcou o primeiro do Lobo, que começava a esboçar uma reação.

Antes dos 20 minutos da etapa final o Pelotas deu ainda mais esperanças de reação ao seu torcedor. Marques, sempre ele, deu uma cavadinha com muita categoria e colocou para dentro. Era o sexto gol dele na competição e o segundo do Lobo na partida.

E a epopeia do Pelotas parecia cada vez tomar mais forma. O empate chegou, com menos de 25 minutos no segundo tempo. Tiago Duarte, o ídolo da torcida, deixou sua marca na partida, após bola colocada dentro da área do Sanga. A situação ficava cada vez melhor para o áureo-cerúleo. Gustavo Sapeka, que acabava de entrar foi expulso, após entrada forte em Vinícius Silva e muita reclamação.

Nos minutos decisivos o São Gabriel assustou, com Marquinhos, que chutou forte e a bola passou perto da meta do Lobo e em alguns contra-ataques que Rodrigo conseguiu salvar. O Lobo tentou o gol da virada em cobrança de falta de Tinga, e em chute potente do mesmo, onde Anderson conseguiu boa defesa. Porém, o empate ficou de ótimo tamanho para o Pelotas, que saiu satisfeito com a recuperação.

FICHA TÉCNICA

São Gabriel: Anderson; Luis Felipe, Valdemar, Carlão e Edinei; Flavinho (Gustavo Sapeka), Couto (Felipe Tchelé), Márcio Reis (Michel), Flávio Torres, Marquinhos e Willian Bones. Técnico: Gelson Conte.

Pelotas: Rodrigo; Itaqui (Vinícius Paulista), Stevys, Yuri e Vinícius Silva; Nunes; Darlem, Jô, Tinga (Léo Korte) e Adilson Bahia (Tiago Duarte); Marques. Técnico: Eduardo Pereira.

Cartões amarelos: Marquinhos e Edinei (SGA); Adilson Bahia, Stevys e Bruno Hepp [mesmo no banco] (PEL).

Cartão vermelho: Gustavo Sapeka (SGA).

Arbitragem: Bruno Mattos, auxiliado por Ilson Marcus Soares e Rodrigo Dahmer.