Pelotas joga mal e conhece primeira derrota na Divisão de Acesso

Autor(a):

Em noite atípica de segunda-feira, o Pelotas foi surpreendido pelo São Gabriel em casa e perdeu por 2 a 0. A partida foi válida pela 8º rodada da Divisão de Acesso e disputada no estádio da Boca do Lobo. Os gols dos visitantes foram anotados no primeiro tempo por Mancha e Michel.

Com a derrota, o Pelotas cai para terceiro lugar no grupo A. O Áureo-Cerúleo inicia a pequena maratona de jogos fora de casa na próxima quinta-feira (14), quando enfrenta o Avenida, às 20h30, nos Eucaliptos.

O clube da Terra dos Marechais, por sua vez, fica com a segunda colocação da chave, levando a melhor contra o próprio Lobo nos critérios de desempate. O próximo compromisso tricolor é no mesmo dia e horário, no estádio Silvio Farias, contra o Brasil de Farroupilha.

São Gabriel abre 2 a 0 e Lobo fica com um a menos no fim da etapa inicial

Logo no começo da partida, o Pelotas partiu para cima dos visitantes. Com um minuto de jogo, após boa troca de passes, Jô arriscou chute de longe pela lateral do campo e a bola saiu por cima da meta de Anderson.

Após sete minutos de domínio da equipe da Avenida, o São Gabriel reagiu na partida. Michel sofreu falta e na cobrança, após bate e rebate na área, a redonda sobrou para finalização de Michel à direita de Rodrigo. Com dez minutos de bola rolando, o lateral Itaqui cobrou falta para o Azul e Ouro na cabeça de Yuri. O zagueiro testou e errou o alvo.

O jogo parecia estar sob controle para o Pelotas. Porém, aos 16 minutos, em sua segunda chegada ao ataque, o Tricolor abriu o marcador. Depois de troca de passes pela esquerda, o atacante Flávio Torres escorou para o camisa 5 Mancha chutar na entrada da área e botar os visitantes em vantagem no marcador: 1 a 0.

Em desvantagem, o Lobo tentou responder. Aos 20 minutos, Darlem sofreu falta frontal a meta adversária e Tinga cobrou na barreira. O time da região central do RS ganhou confiança e ampliou aos 23 minutos. Fabinho arriscou um chute potente de muito longe, Rodrigo foi infeliz no lance e espalmou a bola nos pés de Michel, que não titubeou e ampliou a vantagem do adversário.

O Pelotas tinha maior posse de bola na partida, porém esbarrava na forte marcação do São Gabriel. Nos 37 minutos após lance enrolada na área de Anderson, os jogadores do Áureo–Cerúleo pediram pênalti e o árbitro sinalizou o escanteio. Os ânimos começaram a esquentar na partida, e aos 40 minutos Marques foi expulso por suspostamente acertar uma cotovelada no lateral esquerdo Edinei. Após o lance, os times se resguardaram para o intervalo e não ofereceram mais perigo.

Pelotas não reage e placar segue inalterado

Na volta ao gramado para o andamento da segunda etapa e com um a menos, o treinador interino Roberto Recart – que é preparador físico – tentou mudar a postura do time em campo. Ele tirou o lateral direito Itaqui para a entrada do centroavante Tiago Duarte, fazendo Darlem recuar para a lateral.

Com apenas 32 segundos, o Pelotas tentou descontar o placar com Jô. Em chute de fora da área, a redonda correu à direita do arqueiro Anderson. A resposta do São Gabriel veio logo em seguida: com um minuto, em jogada do centroavante Flávio Torres, Michel concluiu para defesa de Rodrigo.

Foto: Luís Gustavo Amaral/E.C. Pelotas
Foto: Luís Gustavo Amaral/E.C. Pelotas

Sem muitas ações na partida, o Lobão mexeu de novo. Vinícius Paulista deu a vez para Adílson Bahia aos 15 minutos. Após três minutos em campo, Adílson Bahia sofreu falta frontal perigosa, mas Tinga mandou em cima da barreira.

A noite não era das melhores para os mandantes. O Pelotas errava muitos passes e o jogo esfriava. O São Gabriel começou a jogar apenas no erro do adversário, chamava o Lobo para cima e explorava os contra-ataques. Aos 24 minutos, o Tricolor quase chegou ao terceiro após chute de Luiz Felipe espalmado por Rodrigo. Na sobra, Flávio Torres também perdeu.

Sem efetividade na frente, o Pelotas fez sua última substituição aos 36 minutos, quando Igor Talismã entrou no de Jô. A partir desse momento o Azul e Ouro foi superior até o final da partida, porém não conseguiu converter sua posse de bola em gols. Até levou perigo com o atacante Tiago Duarte e o zagueiro Stevys, que obrigaram o goleiro Anderson a trabalhar.

Com um a menos e com dois gols contra no marcador, o último invicto na competição não teve forças para reagir e conheceu a sua primeira derrota na Divisão de Acesso.

FICHA TÉCNICA

Pelotas: Rodrigo; Itaqui (Tiago Duarte), Stevys, Yuri e Vinicius Silva; Nunes, Jô (Igor Talismã), Darlem, Tinga e Vinícius Paulista (Adilson Bahia); Marques. Técnico: Roberto Recart (interino).

São Gabriel: Anderson; Luiz Felipe, Valdemar, Ito e Edinei; Fabinho, Mancha, Michel, Marquinhos (Gustavo Sapeka) e William Bones; Flávio Torres. Técnico: Gelson Conte.

Cartões amarelos: Yuri, Jô, Vinícius Paulista, Adilson Bahia e Tiago Duarte (PEL); Ito, Fabinho, Michel, Valdemar e Luiz Felipe (SGA).

Cartão vermelho: Marques (PEL).

Arbitragem: Marcelo Lemos, auxiliado por Ismael Macilha e Daniel Brondani.