Pré-jogo: Pelotas encara Brasil de Farroupilha buscando reabilitação na Divisão de Acesso

Autor(a):

Dentro de uma visão exageradamente otimista, é possível detectar um lado positivo no atribulado calendário da fase inicial da Divisão de Acesso: a possibilidade de espantar o mau momento em um curto espaço de tempo. Após três derrotas consecutivas no torneio, o Pelotas tem a chance de reencontrar o caminho das vitórias a partir das 16h desta quinta-feira (21), quando encara o Brasil de Farroupilha no estádio das Castanheiras.

Depois de uma largada que aliou resultados positivos e exibições satisfatórias em alguns aspectos, o Lobo vive um momento ruim na competição. Com 15 pontos somados, o Áureo-Cerúleo ocupa a quinta posição do Grupo A, que garante a última vaga para a segunda fase. Na última segunda-feira, o time de Luís Carlos Winck foi superado pelo Internacional de Santa Maria pelo placar mínimo.

O Rubro-Verde, por sua vez, postula na vice-liderança da chave, com 19 pontos ganhos. Até aqui, os comandados de Carlos Moraes colecionam seis triunfos, um empate e três derrotas. O último compromisso da equipe ocorreu no domingo, quando foi derrotada pelo Avenida por 3 a 0 nos Eucaliptos.

Pelotas com novidades na escalação

O Lobo deve ir a campo nas Castanheiras com uma formação diferente em relação aos últimos jogos. No último treinamento antes da viagem para a Serra Gaúcha, o técnico Luís Carlos Winck promoveu as entradas dos recém-contratados Gustavo Xuxa e Douglão. O zagueiro, porém, não é opção, já que não teve seu nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário).

O goleiro Rafael Dal Ri também treinou entre os titulares e deve fazer sua reestreia na meta áureo-cerúlea. Suspensos no revés para o Internacional de Santa Maria, Yuri, Jô e Vinícius Golas também devem ir para o jogo. Assim como Douglão, os meio-campistas Arilson e Vinícius Martins também não tiveram o nome publicado no BID e são desfalques.

Na atividade de ontem, Xuxa atuou pela ponta-esquerda, na função que vinha sendo desempenhada por Adilson Bahia. O lado direito foi o habitat de Jô, enquanto Tinga e Vinícius Golas ficaram centralizados. Este, inclusive, foi peça importante na variação de esquema da equipe, já que em alguns momentos deixou a segunda linha e se aproximou de Nunes.

Winck promoveu mudanças no time titular (Foto: Luís Gustavo Amaral)

Nos sete primeiros compromissos, o Lobo emplacou a média exata de dois gols por partida. O principal destaque no quesito foi Marques, goleador da equipe com sete gols marcados. Pelo menos nos números, no entanto, a queda foi notória, já que o clube da Avenida não balançou as redes adversárias nas últimas três vezes que entrou em campo.

O Azul e Ouro deve ir a campo com Rafael Dal Ri; Darlem, Tiago Gasparetto, Yuri e Vinícius Silva; Nunes; Jô, Golas, Tinga e Gustavo Xuxa; Marques.

Brasil quer dar fim à sequência de derrotas e retomar a ponta

O setor ofensivo é um dos pontos fortes do Brasil de Farroupilha na atual temporada. Afinal, o Rubro-Verde ostenta o terceiro melhor ataque da Divisão de Acesso, com 17 gols marcados – atrás apenas de Caxias e São Gabriel e empatado com o Avenida. Com cinco tentos anotados, Matheus Guerreiro é o artilheiro da equipe.

A defesa, por sua vez, não inspira confiança. É bem verdade que o setor não foi vazado em metade das partidas que disputou na competição, mas, por outro lado, sofreu três gols no mesmo jogo em três oportunidades – duas delas nas últimas duas apresentações.

11108869_1085463198181713_7251100757503773696_n
Técnico do Brasil de Farroupilha, Carlos Moraes passou pelo Lobo em 2013

O Brasil de Farroupilha conta com um velho “conhecido” do torcedor azul e ouro. Trata-se do técnico Carlos Moraes, que dirigiu o Lobo por um breve período no Campeonato Gaúcho de 2013. Na ocasião, o treinador assumiu interinamente o comando áureo-cerúleo após a demissão de Beto Almeida, que não sobreviveu às três derrotas nas três primeiras rodadas. Moraes chegou a ser efetivado no cargo, mas ficou à frente do Pelotas por apenas cinco rodadas, colecionando três triunfos e duas derrotas.

Para o jogo de logo mais, o comandante não poderá contar com o lesionado Raone. Em compensação, dispõe do retorno de Tairone, suspenso na última rodada.

A equipe da Serra recebe o Lobo com Caio (Ismael); Paulinho Urnau, Fernando, Paulo Cesar e Paulinho Araújo; Elias, Adenilson, Vandinho, Michel e Jean Carlo; Matheus Guerreiro.

ÚLTIMO CONFRONTO

No jogo de ida da primeira fase, o Pelotas bateu o Brasil de Farroupilha por 3 a 1 na Boca do Lobo. Confira os gols abaixo.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Brasil de Farroupilha: Caio (Ismael); Paulinho Urnau, Fernando, Paulo Cesar e Paulinho Araújo; Elias, Adenilson, Vandinho, Michel e Jean Carlo; Matheus Guerreiro. Técnico: Carlos Moraes

Pelotas: Rafael Dal Ri; Darlem, Tiago Gasparetto, Yuri e Vinícius Silva; Nunes; Jô, Golas, Tinga e Gustavo Xuxa; Marques. Técnico: Luís Carlos Winck.

ARBITRAGEM

Marcio Bombassaro, auxiliado por Maicon Stormowski e Ronei Zwirtes.