Pré-jogo: Chegou a hora! Contra o Paraná, Brasil estreia na Série B

Autor(a):

Se passaram 210 dias daquele 17 de outubro de 2015, eternizado no Castelão. Depois de remar para sair da segunda divisão gaúcha e conquistar dois acessos nacionais seguidos, o Brasil finalmente está prestes a estrear na Série B do Campeonato Brasileiro. É contra o Paraná Clube, às 16h, no Bento Freitas.

É a primeira das 38 jornadas que o Xavante terá pela frente até o final do ano pela competição. Jogos nas terças, nas sextas e nos sábados. A equipe de Rogério Zimmermann não disputa um jogo oficial desde 13 de abril, quando perdeu para o Atlético-PR na Copa do Brasil. O Tricolor de Curitiba, por sua vez, entrou em campo na última quarta, quando bateu a Chapecoense pelo mesmo torneio.

Base xavante mantida

Quem imaginava que o time titular do Rubro-Negro mudaria consideravelmente para o Brasileirão acabou surpreendido. Até o momento, apenas três atletas chegaram para reforçar o enxuto grupo: Marlon, Marcão e Siloé. Destes, o lateral-esquerdo pode ser o único entre os 11 iniciais neste sábado.

Há um mês preparando os comandados para a Série B, Zimmermann esboçou a equipe em treinamento realizado na véspera do confronto. Sem atuar desde o empate em 1 a 1 com o Furacão em Pelotas, Wender está totalmente recuperado de fratura no dedo indicador da mão esquerda e volta. O resto da equipe não apresenta novidades, fora, é claro, a possível presença de Marlon na lateral-esquerda.

É uma semana diferente. O maior desafio é sempre o do momento, mas para chegarmos aqui tivemos conquistas. Por isso é importante valorizar todo o esforço feito. Foi algo construído ao longo do tempo”, disse Rogério. Sobre o pontapé inicial, ele afirmou: ”Começar bem ajuda em qualquer competição. Agora, lógico que nos daria mais confiança. Toda equipe precisa de bons resultados para se sentir segura e um bom placar logo de cara nos motivaria demais. Trabalhamos cada partida como se fosse única”.

Desta maneira, o Brasil deve ir a campo com Eduardo Martini; Wender, Cirilo, Leandro Camilo e Marlon (Xaro); Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Ramon; Marcos Paraná.

Dois lados da moeda: Paraná tem reforços e desfalques

O técnico Claudinei Oliveira terá que avaliar as diferentes possibilidades existentes para montar a equipe do Paraná. No meio de semana, os meias Válber e Robson sofreram lesões e já foram vetados pelo Departamento Médico do clube. Assim, o treinador perde dois dos três costumeiros componentes da linha de três ofensiva do 4-2-3-1.

LEIA MAIS: [ESPECIAL] Como chega o Paraná, adversário xavante na estreia da Série B.

Em contrapartida, Claudinei conta com o retorno do centroavante Lúcio Flávio, artilheiro paranista na temporada. Ainda sem estar 100% fisicamente, o jogador deve ser a referência do ataque. Se optar pela mesma configuração armada após a saída de Válber diante da Chape, o técnico deve usar o lateral Diego Tavares como meia pela direita, deslocando o volante Anderson Uchôa para o lado da defesa. Desta forma, Lucas Otávio formaria dupla com Jean na proteção à área.

Claudinei Oliveira comentou a respeito do Brasil: ”Eles mudaram algumas peças, fizeram uns jogos-treino que nós vamos analisar também. É uma equipe muito bem montada, o técnico está lá faz um bom tempo. Já possuem uma maneira de atuar bem definida e vamos analisar como ficaram com as chegadas desses atletas novos”.

Outras boas notícias para o Tricolor são as disponibilidades de dois reforços. O veloz atacante Marcelinho já teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, assim como o experiente centroavante Robert.

O provável Paraná tem Marcos; Anderson Uchôa, João Paulo, Pitty e Rafael Carioca; Jean, Lucas Otávio, Diego Tavares, Nadson e Murilo; Lúcio Flávio.

INGRESSOS

Não há novidades. Sócios rubro-negros em dia pagam 10 reais pelo check-in. Na modalidade Família, somente o titular desembolsa o valor. Torcedores comuns precisam comprar ingressos, que custam 60 reais (30 a meia) na Central do Sócio, na Tribo Xavante, na Multisom e no Mundo das Capas. Mais detalhes aqui.

OUTRAS ESTREIAS XAVANTES

Nos últimos anos, o Brasil tem se destacado por fazer grandes campanhas nas arrancadas das competições. Relembramos neste pré-jogo duas estreias marcantes. Em 2014, pela Série D, vitória na casa do então campeão paulista, o Ituano. Na temporada passada, igualdade diante do Juventude no Estádio do Vale pela C. Confira:

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Brasil: Eduardo Martini; Wender, Cirilo, Leandro Camilo e Marlon (Xaro); Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Ramon; Marcos Paraná. Técnico: Rogério Zimmermann.

Paraná: Marcos; Anderson Uchôa, João Paulo, Pitty e Rafael Carioca; Jean, Lucas Otávio, Diego Tavares, Nadson e Murilo; Lúcio Flávio. Técnico: Claudinei Oliveira.

ARBITRAGEM

Marcos Mateus Pereira (MS), auxiliado por Leandro dos Santos Ruberdo (MS) e Fabio Rodrigues Rubinho (MT).

TRANSMISSÃO

O Rede Esportiva transmite em tempo real, direto do Bento Freitas, com imagens e vídeos.