Com direito a goleada, Pelotas vence Avenida e fica a um empate da classificação

Autor(a):

Três pontos e classificação encaminhada. Em mais um domingo chuvoso, o Pelotas venceu o Avenida por 4 a 1 na Boca do Lobo. Os gols foram marcados por Tiago Gasparetto, Léo Kanu (contra), Marques e Arilson. Marcio Nunes descontou para os visitantes.

Com o resultado, a equipe de Luis Carlos Winck chegou aos 11 pontos no grupo B e joga pelo empate na próxima quarta (1º), contra o São Gabriel, novamente na Boca do Lobo, para garantir a classificação antecipada. Também na tarde de hoje, o clube da terra dos marechais fez 1 a 0 no líder Brasil de Farroupilha.

Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva
Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva

Primeiro tempo morno mas com vantagem áureo-cerúlea

O Lobo começou assustando logo no primeiro minuto de jogo em chute de Jô que passou à esquerda do gol de Vanderlei. Aos oito, Tinga cobrou falta na área e Gasparetto desviou para as redes, abrindo o placar: 1 a 0. Aos 15, a resposta do Avenida veio nos pés de Alexandre. O camisa 10 se livrou do marcador do tento azul e ouro. Assim, saiu cara a cara com Rafael mas tentou o drible e o goleiro áureo-cerúleo interceptou para ficar com a bola.

Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva
Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva

Em desvantagem no marcador, o Periquito passou a ter mais posse de bola na segunda metade do primeiro tempo, porém parava na forte marcação azul e amarela. Por sua vez, o Pelotas buscava pressionar a saída de bola e também explorava os contra-ataques, puxados principalmente por Darlem e Adilson Bahia pelos lados do campo.

Aos 31 minutos, Tavares faz bom lançamento para Lima, mas Rafael, providencial, chegou para afastar. Quatro minutos depois, Jô roubou a bola de Alexandre no meio campo, se livrou de Roger, invadiu a área e fez o cruzamento rasteiro. Léo Kanu tentou cortar e marcou contra: 2 a 0 Pelotas. Quando o relógio já marcava 42 minutos, Tinga pegou a sobra após confusão na área e finalizou pra fora. Desta forma os times se dirigiram aos vestiários.

Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva
Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva

Alviverde cresce mas Áureo-Cerúleo mata nos contra-ataques e goleia

O Avenida começou a etapa complementar pressionando em busca do desconto. Aos dois minutos, Lima recebeu na entrada da área e escorou para Tavares, que tentou colocar no canto mas chutou para fora. Na sequência, Cidinho fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Lima que, livre, desviou de cabeça à esquerda de Rafael. A pressão alviverde se transformou em gol aos oito. Alexandre cobrou falta na área e Márcio Nunes subiu mais alto que todo mundo desviando sem chances para Rafael: 2 a 1.

Com o adversário exposto, o Lobo passou a ter espaços para os contra-ataques e chegou duas vezes com perigo. Primeiro aos nove, quando Vinicius Martins achou Adilson Bahia na entrada na área. O camisa 9 finalizou para fora. Depois aos 12, momento em Bahia deu passe para Tinga. O meia bateu forte, obrigando Vanderlei a fazer grande defesa. Aos 16, depois da cobrança de falta de Itaqui, Vanderlei saiu de soco e Tinga cabeceou por cobertura. Por pouco a redonda não balançou o barbante.

Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva
Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva

Com muitos espaços deixados pela defesa adversária, o Lobo passou a ter o controle da partida. Aos 23 minutos, Marques, substituto de Vinicius Martins, arriscou da intermediária e Vanderlei, mais uma vez, fez bela intervenção. Na segunda chance de Marques contra o arqueiro, não teve jeito. O camisa 17 recebeu lançamento de Darlem, deu lindo corte em Léo Kanu e chutou de esquerda rasteiro: 3 a 1.

No fim, ainda deu tempo para fechar a tarde com goleada. Marques fez lindo lançamento para Arilson, que ingressou no lugar de Darlem. O camisa 15 invadiu a área e finalizou na saída de Vanderlei marcando o quarto gol azul e ouro na partida: 4 a 1. Desta forma, o Lobo deu um passo gigantesco na busca do objetivo final.

Momento do gol de Arilson (Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva)
Momento do gol de Arilson (Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva)

FICHA TÉCNICA

Pelotas: Rafael; Itaqui, Douglas, Tiago Gasparetto e Vinicius Silva; Nunes; Darlem (Arilson, 43/2ºT), Jô, Tinga e Adilson Bahia (Gustavo Xuxa, 28/2ºT); Vinicius Martins (Marques, 13/2ºT). Técnico: Luís Carlos Winck.

Avenida: Vanderlei; Jocenir, Léo Kanu, Márcio Nunes e Roger (Lucas, 30/2ºT); Geison, Mauricio, Cidinho (Éber, 30/2ºT), Alexandre (Kleyton, 18/2ºT) e Tavares; Lima. Técnico: Fabiano Daitx.

Cartões amarelos: Vinicius Silva e Rafael (PEL); Alexandre, Roger, Márcio Nunes e Kleyton (AVE).

Arbitragem: Daniel Soder, auxiliado por Carlos Selbach e Tiago Diel.