Pelotas goleia São Gabriel, convence e garante classificação para o quadrangular final

Autor(a):

Classificado. Assim que o Pelotas saiu da partida frente ao São Gabriel, nesta quarta-feira (1º). Com dois gols de Tinga e um de Gasparetto, o Lobo venceu e convenceu. Sem dar chances ao adversário, o Áureo-Cerúleo dominou a partida do início ao fim, e o resultado de três gols de diferença veio ao natural.

Os comandados de Winck agora pensam no quadrangular final, apenas cumprindo tabela contra o Guarani-VA, fora de casa na última rodada do pentagonal. Com a derrota, o Sanga deixa a competição e foca nas competições do segundo semestre da FGF.

Lobo marca duas vezes, e leva boa vantagem para o intervalo

Logo ao soar do apito de Daniel Nobre Bins, o São Gabriel chegou trazendo problemas ao Pelotas, na bola aérea, cruzada por Thomas e afastada por Itaqui. O Lobo mostrou ao que veio em chute venenoso de Vinícius Martins, que o goleiro Fernando defendeu em dois tempos. Postado no 4-1-4-1, o Áureo-Cerúleo buscava jogadas pelas laterais, utilizando-se da velocidade de Vinícius Martins e Darlem.

Passando os 15 minutos de partida, o São Gabriel jogava principalmente com Tchelé, nas extremas, e Márcio Reis, que centralizado, tentava servir Flávio Torres na frente. A melhor chance da partida veio com o Pelotas, por volta dos 18 minutos, quando Itaqui alçou bola na área e Marques raspou de cabeça, levando Fernando a fazer boa intervenção. O relógio marcava 23 minutos quando Tinga recebeu cruzamento de Darlem, dominou, driblou a marcação de Thomas e deslocou do camisa 1 do Sanga. O Lobo inaugurava o placar, 1 a 0.

Foto: Gustavo Pereira/Rede Esportiva
Foto: Gustavo Pereira/Rede Esportiva

O Pelotas não parou por aí. Aos 31 minutos, Gasparetto raspou de cabeça cruzamento de Tinga. Bola nas redes, e 2 a 0 para os comandados de Luís Carlos Winck. O Lobo ainda chegou perto com Marques, mas o centroavante furou em bola em plena grande área. O primeiro tempo acabava com dois tentos de diferença a favor do Azul e Ouro.

Foto: Gustavo Pereira/Rede Esportiva
Foto: Gustavo Pereira/Rede Esportiva

Lobo amplia e garante classificação

Na segunda etapa, o São Gabriel veio com mudanças. Gustavo Sapeka no lugar de Mancha. Nos primeiros minutos, a tentativa de pressão do time da Terra dos Marechais, até aconteceu, mas sem sucesso e chances claras de gol. Quem marcou novamente foi o Lobo. E de novo ele: Tinga. Vinícius Martins recuperou a bola que estava dominada com a zaga do tricolor e serviu o camisa 10 do azul e ouro. Tinga dominou e tirou do arqueiro do Sanga. 3 a 0.

Foto: Gustavo Pereira/Rede Esportiva
Foto: Gustavo Pereira/Rede Esportiva

Após o terceiro tento, o São Gabriel levou perigo, buscando o gol de honra. Thomas cruzou para Flávio Torres, mas Douglas cortou providencialmente, para escanteio. No mesmo ataque, após rebote do cruzamento, Flavinho colocou onde a coruja morre. Mas Rafael Dal Ri defendeu, em uma bela ponte. O arqueiro Áureo-Cerúleo foi novamente exigido, em cobrança de falta de Thomas. O camisa 2 cobrou falta com perfeição, e Rafael espalmou para escanteio.

Foto: Gustavo Pereira/ Rede Esportiva
Foto: Gustavo Pereira/ Rede Esportiva

O Pelotas encontrava vários espaços, mas não conseguiu capitalizar mais gols. Fim de partida, 3 a 0 e vaga assegurada na briga decisiva por um lugar na elite gaúcha em 2017.

Ficha Técnica

Pelotas: Rafael; Itaqui, Douglas, Tiago Gasparetto e Vinícius Silva (Yuri); Nunes; Darlem (Gustavo Xuxa), Jô, Tinga e Vinícius Martins; Marques (Adilson Bahia). Técnico: Luís Carlos Winck.

São Gabriel: Fernando; Thomas, Rogério, Diego Rocha e Ednei; Amaral, Márcio Reis, Tchelé, Flavinho (Maicol), Mancha (Gustavo Sapeka) e Flávio Torres. Técnico: Gelson Conte.

Cartões amarelos: Marques, Rafael e Tiago Gasparetto (PEL); Rogério (SGA).

Arbitragem: Daniel Bins, auxiliado por José Javé Silveira e André da Silva Bittencourt.