Pré-jogo: Pelotas enfrenta União-FW na estreia do quadrangular final da Divisão de Acesso

Autor(a):

Chegou a hora. O Pelotas estreia no quadrangular final da Divisão de Acesso neste domingo (12). O Lobo enfrenta o União-FW, às 15h, no estádio Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen. É a primeira vez na história que as duas equipes se enfrentam.

O Aureo-Cerúleo até aqui, tem uma campanha de 11 vitórias na competição. Foram 32 gols marcados e 20 sofridos. A equipe da avenida chega na etapa decisiva como a melhor campanha da segunda fase.

Já o União chega à fase final com nove vitórias, os mesmos 32 gols feitos e 28 sofridos. O quadrangular é a chance da equipe do Noroeste de voltar à elite do futebol gaúcho, já que participou do Gauchão 2015, sendo rebaixado.

O quadrangular final teve seu início na última quarta-feira. Brasil de Farroupilha e Caxias empataram em 1 a 1 jogando nas Castanheiras, em Farroupilha. Sendo assim, quem vencer na partida de logo mais assume a liderança.

Time quase completo e Pelotas pronto para a estreia

Com a semana livre para trabalhar, a delegação azul e amarela está em Frederico Westphalen desde sexta. Para o jogo deste domingo, o técnico Luis Carlos Winck não conta com Gilian, lesionado e Vinicius Golas suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

A tendência é de repetição da equipe que venceu o São Gabriel por 3 a 0 na penúltima rodada do pentagonal. “Nós temos essa idéia, vamos avaliar ainda, temos um treinamento no local da partida. Mas a principio a base é a que venceu o São Gabriel”, disse o treinador.

Foto: Gustavo Pereira/ Rede Esportiva
Foto: Gustavo Pereira/ Rede Esportiva

O comandante áureo-cerúleo também destacou a evolução do sistema defensivo áureo-cerúleo, que sofreu apenas 3 gols na segunda fase. “O sistema defensivo cresceu, mas cresceu porque os jogadores de frente estão marcando muito. Acho que encontramos um equilíbrio dentro do grupo e isso que é importante”.

Por fim, Winck ressaltou a importância de largar com vitória na estreia: “Seria fantástico, iniciar com vitória, frente ao resultado do Caxias contra o Brasil, arrancar na frente seria muito importante. É um jogo dificílimo, vamos entrar pra buscar a vitória, mas temos que tomar os cuidados necessários para não sermos surpreendidos”.

O Pelotas deve ter Rafael; Itaqui, Douglas, Tiago Gasparetto e Vinícius Silva; Nunes; Darlem, Jô, Tinga e Vinícius Martins; Marques.

Voltar à elite é o sonho do União

O técnico Daniel Franco tem apenas um desfalque para o jogo de logo mais, é o atacante Dudu Mandai, que está suspenso pelo terceiro amarelo. Valdeir pode pintar na equipe titular, mantendo o esquema com três atacantes. Outra opção é a entrada de Rafael Muçamba no meio, alterando a formação para o 4-1-4-1.

O goleiro Lucio, que conquistou o acesso em 2014, falou sobre a expectativa de voltar à primeira divisão. “Aquele triunfo que conquistamos em 2014 foi difícil, mas esse com certeza será ainda mais. O nosso grupo havia conseguido uma consistência bacana, que era evidente naquele ano; começamos mal, e no fim conseguimos a vaga. Em casa, temos que fazer valer o nosso fator local, e também buscar pontos fora. Eu vejo que temos condições sim de alcançar o objetivo. Com nosso trabalho e empenho, vamos fazer uma boa campanha”.

O provável União: Lucio; Gil, João Antônio, Júnior Sergipano e Busanello; Felipe Chagas, Germano e Ronaldinho Gramadense e Rafael Muçamba; Lucas Santos e Léo Mineiro.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

União: Lucio; Gil, João Antônio, Júnior Sergipano e Busanello; Felipe Chagas, Germano e Ronaldinho Gramadense e Rafael Muçamba; Lucas Santos, Léo Mineiro. Técnico: Daniel Franco.

Pelotas: Rafael; Itaqui, Douglas, Tiago Gasparetto e Vinícius Silva; Nunes; Darlem, Jô, Tinga e Vinícius Martins; Marques. Técnico: Luis Carlos Winck.

ARBITRAGEM

Márcio Coruja, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Michel Stanislau.