A lógica é dura e direta: só a vitória interessa. Essa é a realidade compartilhada por Pelotas e Brasil de Farroupilha, que se enfrentam a partir das 15h deste domingo (10). Válida pela quinta rodada do Quadrangular Final da Divisão de Acesso, a partida tem como palco o estádio das Castanheiras. Em caso de empate, o Caxias celebra o acesso à primeira divisão com uma rodada de antecedência. O eventual vencedor segue com vida, e o perdedor amarga a eliminação.
Com quatro pontos ganhos, o Lobo divide a segunda colocação do grupo ao lado do adversário de logo mais e com o União Frederiquense, mas com vantagem no número de vitórias. Até o momento, o azul e ouro coleciona um triunfo, um empate e duas derrotas, contra quatro empates do time da Serra Gaúcha. O Rubro-Verde, por outro lado, depende apenas das próprias forças para ficar com o título, enquanto o Áureo-Cerúleo, além de ter que vencer o jogo deste domingo, ainda depende do resultado paralelo na última rodada.
Pelotenses e farroupilhenses já se enfrentaram em cinco oportunidades na competição, e o equilíbrio foi a marca do confronto: duas vitórias pra cada lado e um empate. O fator local, aliás, preponderou, já que todos os triunfos foram alcançados pela equipe que atuou na condição de mandante.
Mudanças à vista
Os treinos com portões fechados foram a tônica da semana que antecedeu a decisão. Ainda assim, o técnico Luís Carlos Winck externou em entrevista coletiva na última sexta-feira que testou Mikael, Tiago Duarte e Leandro Rodrigues entre os titulares. O primeiro atua tanto como volante quanto como lateral-direito, função que já desempenhou na Divisão de Acesso. Por conta da sua estatura, o centroavante é peça importante no jogo aéreo, mas, por outro lado, é menos móvel quando comparado ao antigo titular Marques. Tiago, por sua vez, já exerceu diferentes funções no ataque, seja aberto pelos lados ou centralizado.
Certo mesmo são os retornos de Itaqui e Vinícius Silva, que cumpriram suspensão contra o Caxias, e o desfalque de Darlem, expulso na última rodada. Desse modo, Yuri, que substituiu o lateral-esquerdo, retorna ao banco de reservas. Recuperado de lesão, Vinícius Golas também volta a ser opção.
Por mais que o Lobo não dependa apenas das próprias forças para conquistar o acesso, o goleiro Rafael Dal Ri mostrou-se otimista em entrevista coletiva concedida na última quinta-feira. Vale lembrar que um dia antes, União Frederiquense e Caxias empataram sem gols no Vermelhão da Colina, resultado que manteve a disputa pela liderança em aberto, já que uma vitória grená decidiria de forma antecipada o campeão da competição.
”Temos a possibilidade agora, nos deram chance. Não estávamos nem na UTI… o padre estava dando extrema-unção, e aí deixaram um pote de adrenalina. O padre tropeçou, o pote caiu na gente e voltamos fumados agora, não tem o que fazer. Sempre digo no vestiário que não foi o Pelotas que nos contratou, foi o destino que nos colocou todos juntos para darmos felicidades à essa nação azul e amarela”, disse o experiente arqueiro.
Brasil flerta mais uma vez com o acesso
O Brasil de Farroupilha está mais do que habituado com a realidade que vive hoje. Em 2010, 2011 e 2015, o Rubro-Verde também chegou ao Quadrangular Final da segunda divisão estadual, mas não conquistou o acesso. Em 2014 (quando o formato de disputa era diferente em relação ao atual), a equipe então comandada por Suca chegou a superar o União Frederiquense no Vermelhão da Colina na ida da “final” por 2 a 1, mas viu a vantagem ir por água abaixo quando foi derrotada por 3 a 0 em pleno estádio das Castanheiras.
Os farroupilhenses chegaram ao atual momento na competição sem maiores adversidades. A equipe da Serra Gaúcha encerrou o período classificatório no segundo lugar com 27 pontos somados, classificando-se com rodadas de antecedência. A situação se repetiu nos Pentagonais, quando somou 15 pontos, ficando atrás apenas do próprio Pelotas.
Para o jogo de logo mais, o único desfalque do técnico Carlos Moraes é o meio-campista Ceará, que recebeu o terceiro cartão amarelo na última rodada. Paraná deve ser o substituto. Por outro lado, o treinador conta com retorno do zagueiro Danilo, que volta de suspensão. Fernando, que substituiu o defensor diante do União Frederiquense, volta ao banco de reservas.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Brasil de Farroupilha: Ismael; Rafael Gevehr, Eduardo, Danilo e Paulinho Araújo; Elias, Paraná, Jean Dias, Michel e Evair; Matheus Guerreiro. Técnico: Carlos Moraes.
Pelotas: Rafael; Itaqui, Douglas, Tiago Gasparetto e Vinícius Silva; Golas (Nunes); Gustavo Xuxa, Arilson, Tinga e Vinícius Martins; Tiago Duarte (Leandro Rodrigues). Técnico: Luís Carlos Winck.
ARBITRAGEM
Anderson Farias, auxiliado por Fabrício Lima e Mateus Rocha.