Pré-jogo: Com chance de se aproximar do G-4, Brasil encara CRB

Autor(a):

Na noite desta sexta-feira (29), o Brasil se vê diante de mais uma oportunidade de somar pontos fora de casa na Série B do Campeonato Brasileiro. A partir das 19h15, o Xavante encara o CRB, invicto há cinco jogos. Válida pela 18º rodada da segunda divisão nacional, a partida tem como palco o estádio Rei Pelé, em Maceió.

Depois de empatar com o Oeste na semana passada, o Rubro-Negro somou o seu 24º ponto na competição, que garante o décimo lugar na tabela de classificação. Na melhor das hipóteses, em caso de triunfo no confronto de logo mais, os comandados de Rogério Zimmermann podem encerrar a rodada no quinto lugar. No pior dos cenários, caem duas posições.

O Galo, por sua vez, ocupa o terceiro lugar, com 32 pontos somados. Na sua mais recente exibição, o time do técnico Mazola Júnior empatou por 2 a 2 com o Paysandu, em Belém.

Dois candidatos para uma vaga

Zimmermann não costuma revelar as escalações antes das partidas. Aliado a isso, os treinamentos usualmente são realizados de portões fechados. Dessa forma, uma das dúvidas em torno da formação rubro-negra gira em torno do substituto de Washington, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo no empate com o Oeste.

Os principais candidatos à vaga são Marcão e Galiardo. Este esteve presente em apenas dois compromissos na segunda divisão nacional. Contra o Tupi, na oitava rodada, substituiu Weldinho na lateral-direita. Diante do Sampaio Corrêa, editou a dupla de volantes ao lado de Nem. O atleta também desempenhou as duas funções no jogo-treino com o Guarany de Camaquã, na última sexta-feira.

Marcão, por outro lado, ganhou mais oportunidades no início da competição, quando foi utilizado nas cinco primeiras rodadas. Teve como habitat principalmente a ponta direita da linha de meias, faixa habitualmente ocupada por Felipe Garcia. Não entra em campo desde a décima rodada e, contra o Guarany de Camaquã, foi testado ora como volante, ora como ponta.

Cirilo e Teco disputam vaga na zaga (Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva)
Cirilo e Teco disputam vaga na zaga (Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva)

O outro desfalque confirmado é Wender, que, lesionado, segue sendo substituído por Weldinho. Ainda na defesa, Teco volta a ser opção depois de cumprir suspensão na última semana e disputa vaga com Cirilo.

O Brasil não divulga lista de relacionados para suas partidas e, portanto, o retorno de Marcos Paraná não é confirmado. A tendência é que Nem permaneça entre os titulares, o que implica no posicionamento de Ramon como centroavante. Já regularizado, o recém-contratado Jônatas Belusso não viajou com o restante do grupo para Maceió e não é opção para Zimmermann.

O Xavante ainda não sabe o que é vencer na condição de mandante na Série B. Em oito embates, a equipe coleciona cinco derrotas e três empates. Ou seja, de 24 pontos em disputa, apenas três foram somados.

Ataque eficiente e defesa vazada

Os números, por si só, são traiçoeiros. Nem sempre oferecem um retrato fiel de uma campanha ou se refletem no desempenho dentro das quatro linhas. Mas quando o assunto se restringe ao resultado, a boa fase do CRB é inegável. Depois de transitarem entre a segunda e a terceira divisão nacional, os alagoanos almejam até mesmo a elite do futebol brasileiro.

Não é à toa. Embalado por cinco jogos consecutivos sem derrota, o Galo ostenta um dos ataques mais positivos da competição, com 28 gols somados – atrás apenas de Vasco e Náutico e empatado com o Ceará. Com quatro tentos anotados, Luidy é o artilheiro regatiano. A defesa, por outro lado, não apresenta números tão favoráveis. Com 23 gols sofridos, está entre as quatro mais vazadas.

Aos 20 anos, Luidy é o artilheiro do CRB no Campeonato Brasileiro (Foto: Aílton Cruz/Gazeta de Alagoas)
Aos 20 anos, Luidy é o artilheiro do CRB no Campeonato Brasileiro (Foto: Aílton Cruz/Gazeta de Alagoas)

O departamento médico dos alagoanos se esvaziou. Desfalques desde a 14º rodada, o goleiro Juliano e o zagueiro Adalberto se recuperaram de uma pancada no joelho e de uma contratura muscular de grau um na coxa, respectivamente, e estão à disposição de Mazola. O único desfalque para o comandante é o atacante Welinton Júnior. Peça utilizada recorrentemente no decorrer dos jogos, ele foi expulso contra o Paysandu e cumpre suspensão automática.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

CRB: Júlio Cesar; Marcos Martins, Jussani, Flávio Boaventura e Diego; Somália, Matheus Galdezani, Luidy, Gerson Magrão e Roger Gaúcho; Zé Carlos. Técnico: Mazola Júnior.

Brasil: Martini; Weldinho, Camilo, Teco (Cirilo) e Marlon; Leandro Leite e Galiardo (Marcão); Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Nem; Ramon. Técnico: Rogério Zimmermann.

ARBITRAGEM

Rodrigo Batista Raposo, auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior (trio do Distrito Federal).

TRANSMISSÃO

Sportv e Premiere Futebol Clube.