Itaqui assume o time sub-17 do Juventude

Autor(a):
Foto: Arthur Dallegrave
Foto: Arthur Dallegrave

O time Sub-17 do Juventude tem novo treinador. Jesus Cleiton Pereira da Silva, mais conhecido como Itaqui, 43 anos, foi apresentado nesta quinta-feira (11/08) e já iniciou os trabalhos frente o grupo de atletas. O profissional chega para substituir Lucas Zanella no comando da equipe e dará sequência na campanha do Campeonato Gaúcho da categoria. Jesus Cleiton é o mais velho dos Itaquis que se destacaram no futebol, sendo irmão do Odacir – também chamado de Itaqui – que defendeu o Juventude entre 2013 e maio de 2016.

Formado no Juventude, chegou ao estádio Alfredo Jaconi em 1990. Em 92, com o então técnico Roberval Davino, disputou sua primeira partida com o time principal e, em 1994, assinou o primeiro contrato profissional, fazendo parte do lendário time que conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro e colocou o Verdão na elite do futebol nacional.

Polivalente, foi como lateral esquerdo e volante que se destacou. Em 1997, foi negociado com o Grêmio e depois de quatro temporadas, retornou ao Juventude, em 2002. De 2004 em diante, defendeu ainda times como Vila Nova-GO, Novo Hamburgo, Canoas, Glória, Ypiranga e Garibaldi.

Penduradas as chuteiras, foi no próprio Garibaldi que Itaqui iniciou sua carreira fora das quatro linhas, após concluir o Curso de Treinador Profissional. De 2013 a 2015, comandou as equipes Sub-17 e Sub-20 sendo também o treinador durante a Segundona Gaúcha. Em 2016, guiou o Marau na Divisão de Acesso ao lado do preparador físico Lauro, que também integra a atual comissão técnica do time Sub-17 do Juventude.

“É com imensa alegria que retorno ao clube, 14 anos depois de minha última passagem, em 2002. Foi exatamente no mesmo vestiário que integro a partir de hoje, que em 1990 eu fui recebido aqui no estádio Alfredo Jaconi, na época com apenas 17 anos. Minha missão agora é auxiliar no processo de potencialização e profissionalização destes atletas, procurando promover a evolução necessária para que sigam desenvolvendo suas características e ajudem o Juventude dentro de campo”, destacou o novo comandante do time Sub-17.

O Diretor Executivo de Futebol, Flávio Campos, exalta a dedicação de Itaqui, característica fundamental para alguém que desempenha a função de treinador. “Trabalhei com o Itaqui em 1995, quando fui contratado pelo Juventude e ele havia recém chegado ao profissional, vindo da base. Sempre foi um atleta dedicado, de muito interesse e profissionalismo. Agora, tenho certeza de que ele empregará e mesmo empenho como treinador do time Sub-17. Nesta idade, os atletas precisam aperfeiçoar os fundamentos. É o momento em que eles desenvolvem os aspectos técnicos, que serão fundamentais para toda a carreira, e este é o desafio de Itaqui”, destacou.

A estreia de Itaqui será no Campeonato Gaúcho. Atualmente, o Juventude ocupa a quarta colocação, com 21 pontos em 13 jogos. O Verdão tem mais dois compromissos pela frente na fase classificatória, mas já está garantido na segunda fase da competição. No dia 14, o time alviverde encara a Apafut, em Flores da Cunha.

Assessoria Juventude