Brasil empata com Paysandu e perde a chance de assumir a liderança da série B

Autor(a):

O Brasil até saiu na frente, mas empatou com o Paysandu por 1 a 1, no estádio Mangueirão em Belém-PA. Weldinho aos 4 minutos, após boa jogada pela direita, abriu o placar para o Xavante. Tiago Luiz, aos 15, em um lindo chute de fora da área, empatou para o Papão.

Com o resultado, o Brasil permanece na terceira colocação da série B, agora com 40 pontos, dois atrás do líder Atlético-GO. O próximo compromisso Xavante é na próxima terça(13), quando enfrenta o Luverdense, no Passo das Emas. Já o Paysandu está na 15ª colocação, com 29 pontos e tem o Bahia como compromisso seguinte, na próxima terça.

Gols no início decretam igualdade na primeira etapa

A blitz inicial do Papão teve início logo no primeiro minuto, Tiago Luiz foi lançado pelo lado direito da área e chutou forte, à esquerda de Martini. Dois minutos depois, após cobrança de escanteio, Leandro Camilo desviou para trás e quase marcou contra. A resposta Xavante veio com o gol.  Aos 4 minutos, Weldinho fez boa jogada pela direita e tocou rasteiro, a bola desviou no goleiro Emerson e entrou para o gol: Brasil 1 a 0.

Mesmo atrás do placar, os mandantes seguiram pressionando e quase chegaram ao empate aos 13 minutos, depois de cruzamento de João Lucas, a bola encontrou o volante Lucas que pegou de primeira e obrigou Eduardo Martini a fazer uma grande defesa jogando para escanteio. A pressão azul e branca se resultou em gol aos 15 minutos, após troca de passes dentro da área, Lucas ajeitou e Tiago Luiz acertou um lindo chute, no ângulo direito de Martini. Era o empate do Papão.

Aos 17, quase a virada, Leandro Cearense fez a parede e encontrou Lucas que chutou colocado, a bola desviou em Leandro Camilo e passou raspando a trave esquerda. Aos 31, após cobrança de escanteio, Gilvan subiu mais alto que todo mundo e acertou o travessão. Na sequência do lance, Ramon puxou contra-ataque, invadiu a área e finalizou por cima da meta de Emerson. Aos 38, Diogo Oliveira arriscou de fora da área, Emerson soltou e Felipe Garcia pegou o rebote, mas foi flagrado em posição de impedimento. Aos 40, Marlon roubou a bola de Roniery e fez o cruzamento para Washington, que finalizou pra fora.

Segundo tempo morno e um ponto para cada lado

Aos 2 minutos, após cobrança de escanteio, Lucas cabeceou livre e Weldinho tirou em cima da linha, salvando o que seria o gol da virada do papão. Aos 9, Mailson girou em cima de Washington e chutou de esquerda, a bola foi na rede pelo lado de fora.

Na metade da segunda etapa, Zimmermann optou por Nathan no lugar de Elias, para renovar a velocidade nos contra-ataques e, aos 25, Nathan puxou contra-ataque sozinho, se livrou da marcação, mas concluiu pra fora. Quando o relógio já marcava 40 minutos, a chance da vitória Xavante apareceu nos pés de Marcão, que recebeu um lindo passe de Diogo Oliveira e finalizou cruzado, muito perto da trave direita de Emerson.

 

FICHA TÉCNICA:

Paysandu: Emerson, Roniery, Fernando Lombardi, Gilvan e João Lucas; Ilailson, Augusto Recife, Lucas(Rafael Costa) e Tiago Luiz(Robert); Mailson(Bruno Veiga) e Leandro Cearense. Téc: Dado Cavalcanti.

Brasil: Martini, Weldinho, Cirilo, Leandro Camilo e Marlon(Brock); Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira, Elias(Nathan); Ramon(Marcão). Téc: Rogério Zimmermann

CARTÕES AMARELOS:

Bruno Veiga(P)