Pelotas vence no primeiro teste da pré-temporada

Autor(a):

No final da tarde e início da noite deste sábado, o Pelotas realizou o primeiro teste da pré-temporada. Na Boca do Lobo, a equipe de Marcelo Rospide venceu um combinado formado por jogadores conhecidos da torcida local por 3 a 0, com gols de Vinícius Martins e Douglas Mineiro (duas vezes).

O jogo foi dividido em três tempos de 30 minutos. Confira abaixo um resumo de cada um desses períodos.

Primeira etapa

O técnico Marcelo Rospide mandou a campo a mesma formação do treino da última sexta-feira. O Lobo começou com três zagueiros: Cleiton, Tiago Gasparetto e Dante. A segunda linha teve Mikael aberto pela direita, Fábio Rosa e Arílson por dentro e Badé pela esquerda, enquanto a linha mais adiantada foi formada por Douglas Oliveira, Giovane Gomez e Vinícius Martins. O adversário, por sua vez, contava com jogadores conhecidos do torcedor pelotense, como Fuca, Waguinho e Gabriel Lima (todos ex-Farroupilha), Daniel Carvalho e o experiente goleiro Luciano.

Diante da fragilidade do adversário, o Pelotas precisou de pouco mais de um minuto para emplacar a primeira oportunidade da tarde. Depois da rápida troca de passes, Mikael recebeu sozinho dentro da área e bateu firme, parando na boa defesa do goleiro Luciano. Na sequência, o volante Fábio Rosa se posicionou próximo da área, ficou com a sobra do cruzamento de Badé e concluiu desviado pra fora. Nestes primeiros minutos, o jogo se concentrou no campo de ataque do Lobo, que teve o lado esquerdo – com os avanços de Badé e a aproximação de Vinícius Martins – como principal atalho para a meta adversária.

Giovane Gomez atuou entre os titulares (Foto: Jessé Krüger/Rede Esportiva)

O Lobo voltou a penetrar na área rival aos 7, quando Douglas Oliveira puxou uma bicicleta após o lançamento de Vinícius, mandando à direita do alvo. Posicionado mais à esquerda, o mesmo Vinícius atravessou o campo para fazer a triangulação com Mikael e Douglas e chutar fraco pra fora. Pouco depois, Giovane Gomez subiu sozinho e cabeceou pra fora, nessa que foi a oportunidade mais clara do jogo até então.

A chance mais clara, porém, veio aos 16. Foi quando Vinícius recebeu no bico da área e soltou o pé, acertando a mão do adversário: pênalti. Encarregado da cobrança, Badé bateu mascado e fraco, sem a direção do alvo. E na única oportunidade do combinado neste período, Daniel Carvalho, no interior da área, finalizou torto pela linha de fundo.

Segunda etapa

O Áureo-Cerúleo voltou com a mesma formação para o segundo tempo de 30 minutos. Quando a posse da bola era do adversário, assim como no período anterior, a primeira linha do Lobo foi formada por 5 jogadores, com a recomposição de Badé e Mikael pelos lados. O Pelotas apresentou algumas dificuldades na saída de bola, e foi exatamente no período menos movimentado em termos de criatividade que o placar foi inaugurado. Aos 15, Luciano não conseguiu afastar o cruzamento da direita e deu um presente para Vinícius Martins, que aceitou o regalo: chute forte no alto e 1 a 0.

Foto: Jessé Krüger/Rede Esportiva

Pouco antes do fim, ocorreu a primeira alteração no azul e ouro, com a entrada de Jeferson Silva no lugar de Douglas Oliveira.

Terceira etapa

Para o último terço da partida, Rospide mandou a campo a seguinte formação: Bruno; Heitor, Charles e Yuri; Darlem, Ceará, Gabriel Carioca e Nícolas; Jeferson Silva, Uelison e Douglas Mineiro. Outro ponto perceptível nesse momento foi a primeira linha jogando bem adiantada, próxima da linha divisória do gramado.

Mateus Ceará, do meio da rua, quase fez o segundo, mas exagerou na força. Rospide promoveu a última alteração na equipe com a entrada de Carlos Gato e a saída de Jeferson Silva. E Gato precisou de pouco tempo em campo para servir Douglas Mineiro, que girou em cima da marcação, soltou uma bomba e contou com a colaboração do goleiro Luciano: 2 a 0.

De falta, Yuri quase marcou o terceiro. No rebote, Heitor finalizou em cima do goleiro. Não teve jeito, porém, de evitar o terceiro gol. Carlos Gato entrou em velocidade na área e foi derrubado pela marcação. Na cobrança, Douglas Mineiro escolheu o canto inferior direito, enquanto o arqueiro caiu no lado oposto. Depois do lance, Ceará, do meio da rua, quase marcou o quarto.