Chegou a hora: Pelotas enfrenta Avenida na estreia da Segunda Divisão

Autor(a):

A ansiedade de torcida, jogadores e comissão técnica tem dia e horário marcado pra acabar: às 20h desta segunda-feira (06). É quando o Pelotas volta a campo para disputar uma partida oficial depois de mais de meio ano. O rival da vez é o Avenida, na Boca do Lobo, na estreia da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho.

O time do técnico Marcelo Rospide realizou cinco testes durante a pré-temporada, totalizando três vitórias e dois empates. Foram 16 gols marcados (dois dos jogos-treinos foram contra equipes amadoras) e um sofrido. Douglas Mineiro, com sete tentos, foi o artilheiro azul e ouro no período.

O Periquito também fez cinco movimentações, com três triunfos, um empate e uma derrota. Diferente do Lobo, os comandados de Fabiano Daitx encararam outros rivais da Divisão de Acesso, na disputa da Copa dos Vales, torneio que também reuniu Santa Cruz, Lajeadense e Guarani de Venâncio Aires.

Aspas

“Quanto a ajustar a equipe em relação ao adversário, é possível, principalmente no que diz respeito a neutralizar os pontos fortes do adversário e explorar alguma situação que possamos levar vantagem em relação à características dos nosso jogadores”, disse o técnico Marcelo Rospide, questionado se alguma característica do adversário pode provocar uma mudança na sua equipe em termos de movimento.

“Nessa divisão, poucas goleadas vão surgir. Eu adoraria ter um placar elástico, mas sabemos que não é a realidade do futebol. Enfrentamos algumas equipes bem fechadas, tivemos algumas dificuldades, principalmente no acabamento da jogada. Estamos no momento de criar bastante, mas precisando de um pouco mais de capricho. Mas é assim, temos que começar a competição e a partir do momento que fomos ganhando ritmo com os jogos, isso vai melhorar”, disse o treinador.

Pré-temporada

Confira abaixo os resultados do Lobo na pré-temporada.

  • Pelotas 3 x 0 Selecionado Local
  • São Paulo de Rio Grande 0 x 0 Pelotas
  • Pelotas 11 x 0 Los Brocadores
  • Pelotas 1 x 0 Guarany de Camaquã
  • Pelotas 1 x 1 Cerro Largo
Douglas Mineiro marcou no amistoso contra o Cerro Largo, na Boca do Lobo (Foto: Tales Leal/EC Pelotas)
No último amistoso antes da Segunda Divisão, Pelotas empatou com o Cerro Largo (Foto: Tales Leal/EC Pelotas)

Veja agora os resultados do Avenida na pré-temporada.

  • Avenida 3 x 1 Selecionado Local
  • Avenida 0 x 1 Lajeadense (Copa dos Vales)
  • Avenida 2 x 1 Brasil de Farroupilha
  • Avenida 1 x 1 Guarani de Venâncio Aires (Copa dos Vales)
  • Brasil de Farroupilha 0 x 1 Avenida

Peças conhecidas

Além do técnico Fabiano Daitx, o Periquito conta também com jogadores que já passaram pelo futebol pelotense. É o caso do goleiro Rodrigo, do lateral-direito Itaqui, e do atacante Feliphe (todos ex-Pelotas), do meio-campista Alexandre e do centroavante Hyantony (ambos ex-Brasil) e do também atacante William Ribeiro (que já defendeu o Xavante e o Farroupilha). Ademais, destaque para os experientes Márcio Reis e Valença.

Desfalques

Douglas Oliveira, que havia sentido um desconforto no músculo posterior da coxa, não é problema para o jogo de logo mais. Yuri, que se recupera de uma torção no tornozelo, é desfalque.

O Avenida não tem nenhuma baixa para a partida.

Último confronto

O encontro mais recente entre Pelotas e Avenida ocorreu na 8º rodada do Pentagonal da Divisão de Acesso de 2016. Na Boca do Lobo, o Áureo-Cerúleo aplicou 4 a 1 no Periquito e praticamente garantiu classificação para o Quadrangular Final, conquistada oficialmente na rodada seguinte. Na ocasião, Tiago Gasparetto, Léo Kanu (contra), Marques e Arílson marcaram os gols do time do técnico Luís Carlos Winck.

Confira abaixo o gol de Arílson, que selou a goleada do Lobo.

Prováveis escalações

Pelotas: Rafael; Cleiton, Gasparetto e Dante; Mikael, Fábio Rosa, Arílson e Badé; Douglas Oliveira, Douglas Mineiro e Vinícius Martins. Técnico: Marcelo Rospide.

Avenida: Vila; Itaqui, Luis Henrique, Rogélio e Roger; Moisés Baiano, João Neto, Márcio Reis e William Ribeiro; Hyantony. Técnico: Fabiano Daitx.

Arbitragem

Geovane Silva, auxiliado por Wagner Echevarria e Marcos Edinei de Moraes.