O início da “Era Dal Pozzo”

Autor(a):

O Juventude tem novo técnico. Gilmar Dal Pozzo assumiu o time alviverde nesta terça-feira. Tem a missão de fazer render mais o elenco deixado por Paulo César Parente.

A classificação à próxima fase do Gauchão vai acontecer assim como, creio eu, ocorreria com o antecessor. Entretanto, o que faltava era rendimento. E continuaria faltando. E falta elenco também. Mas no imaginário meu e dos torcedores juventudistas, mesmo com limitações de qualidade e até em número, o Juventude pode render mais.

E foi o que PC não conseguiu fazer. A contratação de Dal Pozzo pode não transformar o time da água para o vinho. Mas cria o “fato novo” de vestiário, uma metodologia de jogo e até de estilo pessoal diferente. O novo técnico é ponderado, aberto ao diálogo, conciliador junto aos jogadores.

Realizou trabalhos bom na Chapecoense, levando os catarinenses à série A de 2014, sendo vice campeão da B de 13 e no Náutico em 2015, onde não conseguiu o acesso por dois pontos. Caiu no Ceará agora há pouco por uma eliminação da Copa do Brasil, para o Boavista do Rio.

Enfim. Acredito que terá sucesso aqui no Ju, ao menos em manter o clube na Série B Nacional. Para isso, precisará de mais qualidade no time. Para o Gauchão, o fato novo que escrevi anteriormente já vai ajudar. No Brasileiro, não.

Precisa de elenco mais qualificado. Que a direção lhe ajude nesta caminhada. E, sendo assim, o torcedor fará a parte dele também, seja na arquibancada, seja no quadro de sócios.

Sobre Paulo César Parente, digo que ainda não estava pronto para assumir o profissional. Por mais que tenha sido um jogador de bom nível, inclusive de Seleção Brasileira, e que tenha realizado cursos e estágios para se tornar técnico, o momento que pegou o Ju, da forma como foi, talvez não tenha sido o melhor para ele.

Nisso Gilmar tem vantagem. Mais experimentado nestas questões do futebol gaúcho e de Série B do Brasileiro. Isso é meu pensamento.

Que PC tenha sorte e siga um bom caminho mais adiante. E que Gilmar também tenha sorte e apoio de todos a partir de agora e que a diretoria do Juventude, repito, lhe dê suporte com qualidade dentro de campo.