Pelotense vai à final nacional de Karatê

Autor(a):

Criado nos tatames, Fernando Marques não para de conquistar bons resultados no Karatê. Neste último final de semana (23, 24, 25 e 26), o jovem de 19 anos da Associação Shido-Kan participou da primeira etapa classificatória do Campeonato Brasileiro e da seletiva para a formação da Seleção Brasileira, realizados em Caruaru, Pernambuco.

Na seletiva, o pelotense conquistou a terceira colocação. Apesar de um bom começo vencendo a primeira luta por 8 a 0, Fernando foi derrotado para o então campeão da categoria, nas semifinais.

Já no Nacional, Marques participou pela primeira vez em kata, ficando em quinto colocado na categoria que figurava 16 caratecas. No kumite sub-21 até 75kg, conquistou vitórias com boas margens e vencia a final, mas levou a virada no último segundo do combate e ficou com a prata.

Fernando e o sensei Ilton Marques foram os únicos pelotenses da seleção gaúcha no evento

No último dia de competições, a estrela do pelotense brilhou, e ele conquistou medalha de ouro em kata adulto e kumite adulto até 75kg. Com o resultado, ele classificou-se para a grande final do Campeonato Brasileiro, que será disputada em outubro na cidade de Salvador, Bahia.

O campeonato brasileiro de karatê é dividido em duas etapas: classificatória e final. Dentro da classificatória, há 5 etapas em que o atleta pode se classificar para a final, as quais ainda serão realizadas em Londrina/PR, Rondonópolis/MT, Vitória/ES e Manaus/AM. Para se classificar o atleta deve ficar entre os três primeiros colocados em alguma destas etapas.

Kata: Kata são combinações de movimentos de ataque e defesa previamente estabelecidas, com deslocamento em várias direções e ângulos conforme cada kata, com o objetivo de desenvolver a coordenação motora, estética postural e a agilidade.
Kumite: Significa luta, combate. É a aplicação prática das técnicas do Karatê diante de um adversário real. Seu objetivo é demonstrar a efetividade tanto das técnicas de ataque como de defesa. Os pontos importantes a se observar no trabalho do kumite são: distância, velocidade, reação, antecipação, controle e correto na aplicação de ataques e defesas. O kumite permite desenvolver a tática e a estratégia.