O dia em que o Brasil goleou o Ceará

Autor(a):

Neste sábado, dia 10 de junho, o Brasil disputará a sexta partida no Campeonato Brasileiro da Série B de 2017. O Xavante enfrentará o Ceará, o Vozão. Na história dos confrontos entre os dois times, este será o quinto encontro. Os dois últimos jogos entre Brasil e Ceará aconteceram na Série B de 2016 e vimos uma vitória de cada lado.

Mas, para chegarmos aos dois primeiros embates entre os adversários deste sábado, temos que recuar mais de trinta anos no tempo, desembarcando na segunda fase do Campeonato Brasileiro de 1985, quando Brasil e Ceará se enfrentaram duas vezes em uma etapa da competição que definiria um dos semifinalistas do torneio.

Naquele Brasileirão, o Xavante fez a melhor campanha de sua história, contando com um plantel de jogadores que até hoje é lembrado pelo torcedor rubro-negro. Na primeira fase, o Brasil ficou na quarta posição de seu grupo, garantindo vaga no segundo estágio da competição e ficando a frente de equipes tradicionais, tais como o Joinville, a Ponte Preta e o Vila Nova-GO.

Enquanto isso, o Ceará, mais acostumado aos campeonatos nacionais, passou da fase inicial com certa tranquilidade. O time da terra de Renato Aragão desceu a ladeira apenas na segunda etapa da competição. Para termos uma ideia da queda de produção do Vozão, basta dizer que na nova fase a equipe cearense venceu apenas um jogo. Foi na penúltima rodada, quando já estava com poucas chances de classificação e bateu o Bahia, 2×1.

Aliás, as reduzidas chances de classificação do Ceará foram consumadas em uma partida contra o Brasil, realizada em um domingo, dia 14 de julho de 1985. Uma semana antes, as duas equipes se enfrentaram na capital cearense e o jogo terminou com um empate sem gols. Já no dia 14 de julho, o Brasil teve uma atuação exuberante, talvez a melhor naquele Brasileirão. O artilheiro Bira, em tarde inspirada, fez três gols e o Brasil goleou os cearenses, 4×0. Foi a primeira e inesquecível vitória Xavante diante do Ceará em campeonatos nacionais. Triunfo inapelável e que todos os torcedores do Brasil esperam que se repita.