Resumão do Gauchão

Autor(a):

Textos: Mateus Kerr, Michel Burkert, Renan Silva e Vinícius Guerreiro
Foto capa: Guilherme Tavares

Começa neste domingo, para nós pelotenses, o Gauchão 2010. É o retorno do futebol na terrinha, da corneta ao rival, das divididas, do churrasco em frente ao estádio, enfim. O retorno daquilo que nos enche de prazer: o Campeonato Gaúcho. Para que não sejamos surpreendidos, a equipe do Rede Esportiva preparou um grande material sobre os clubes que participarão deste certame.

Então, prepare sua vuvuzela. Sua corneta. Vista aquele uniforme surrado, mas que você tanto ama. Vá ao estádio, pegue sua cerveja e leia este grande resumo – preferencialmente faça tudo isso na ordem inversa. Pronto! A partir daí é só esperar a bola rolar. Boa leitura!

Nome do clube: Canoas

Todo ano um nome diferente. Esta tem sido a rotina do agora intitulado “Canoas”, depois que a Ulbra abandonou o investimento no seu departamento de futebol, em 2009. No ano passado, o time se manteve através de um grupo de empresários, intitulando-se “Universidade”. Agora foi a prefeitura da cidade quem abraçou o projeto. A dúvida é até quando isso será possível.

A grande atração para a temporada será o atacante Eraldo, que fez 11 gols pelo São Luiz em 2010. O zagueiro Alex Martins, ex-Brasil, e o meia Anderson Ijuí, ex-Pelotas, são outros reforços. Na casamata a novidade é Rogério Zimmermann, que subiu com o Brasil em 2004 e tenta recuperar o prestígio de outros tempos.

Último Gauchão: 13º colocado
Olho nele:
Craque: Eraldo
Técnico: Rogério Zimmermann
Palpite RE: Briga para não cair

Time base: Anderson; Gian, Cirilo, Lima e Marciel; Washington, Carlos Alberto, Jé e Anderson Ijuí; Cleiton e Eraldo.

Nome do clube: Caxias

Em 2010 o Caxias acabou o campeonato em terceiro lugar no geral e conquistou o título do interior. Para 2011, o time da Serra pensa mais alto. Quer chegar aos jogos decisivos para tentar conquistar seu bicampeonato estadual. O Caxias foi campeão em 2000.

No planejamento para esta temporada a equipe Grená aposta em jogadores rodados. Como Patrício, lateral-direito ex-Grêmio, o atacante Lima, que passou por equipes da capital paulista e também conta com o retorno do atacante Everton, ex-Internacional. No total chegaram oito reforços para se juntar aos atletas que disputaram a Série C do Campeonato Brasileiro, em 2010. O comando da equipe também mudou, agora o responsável por escalar o Caxias é Lisca.

Último Gauchão: 3º colocado
Olho nele: Itaqui
Craque: Everton
Técnico: Lisca
Palpite RE: Vai incomodar

Time base: Matheus; Patrício, Edson Rocha, Neto e Edu Silva; Felipe (Itaqui), Marcos Rogério, Edenilson e Rodrigo Paulista; Lima e Everton.

blankNome do clube: Cruzeiro de Porto Alegre

Depois de 22 anos na segunda divisão, o Cruzeirinho tem como principal credencial a força dos jovens revelados no clube, que formaram a base da equipe na Segundona. Eles são a esperança para que a equipe permaneça na elite por mais um ano.

O comando será do técnico Armando Dessessards, que, após o acidente, quando ainda era técnico do Brasil, treinou o Ferroviário, do Ceará. Em matéria de reforços, o principal foi o meia Juninho Botelho, ex-Grêmio, repatriado da Bósnia e Herzegovina. O lateral-esquerdo Zadda e o volante Léo Maringá também chegaram. O jovem Jô – assediado por diversos clubes do estado – continua sendo a grande esperança de gols.

Último Gauchão: Subiu este ano
Olho nele: Léo
Craque:
Técnico: Armando Dessessards
Palpite RE: Briga para não cair

Time base: Fábio; Alex, Léo, Sandro Muller (Claudio) e Zadda; Alberto, Léo Maringá, Faísca (Juninho Botelho) e Diego Torres; Jô e Adriano.

blankNome do clube: Grêmio

Embalado pela melhor campanha no segundo turno do Brasileirão e pela classificação à Libertadores, o Grêmio começa 2011 com o pé direito – mesmo com o final triste no episódio Ronaldinho Gaúcho. A dúvida é se o Gauchão terá a atenção merecida do atual campeão da competição, tendo em vista que o título continental é a grande ambição do clube para o primeiro semestre.

Com grandes objetivos no ano, o clube segue procurando reforços. Por enquanto, só chegou o atacante Lins, vindo do Criciúma. Além disso, o artilheiro Jonas tem propostas do exterior e pode deixar o clube a qualquer momento. A grande esperança da torcida segue sendo o bom trabalho do técnico Renato Portaluppi, ídolo máximo do clube.

Último Gauchão: Campeão
Olho nele: Pessali
Craque: Jonas
Técnico: Renato Portaluppi
Palpite RE: Briga pelo título

Time base: Victor, Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Gilson; Adilson, Fabio Rockemback, Lúcio e Douglas; Jonas e André Lima (Borges).

blankNome do clube: Internacional

O atual campeão da América começa o Gauchão Coca-Cola jogando com seu time B. Nada que possa abalar o favoritismo do time colorado para a conquista de mais um título estadual. O Inter B é o atual bicampeão das copinhas realizadas no segundo semestre pela Federação Gaúcha de Futebol. A base da equipe é formada pelos jogadores campeões do Campeonato Brasileiro Sub-23.

Celso Roth só deve colocar seus jogadores nos gramados do interior depois da quinta rodada, e levará em conta se as partidas não irão interferir no planejamento para a Copa Libertadores. É provável que o técnico Enderson Moreira e seus jovens jogadores disputem a maioria das partidas do Inter no Gauchão.

Último Gauchão: Vice-campeão
Olho nele: Augusto
Craque: D’Alessandro
Técnico: Celso Roth (time principal) e Enderson Moreira (Inter B)
Palpite RE: Briga pelo título

Time base: Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Mathias, Guinazu, Dalessandro e Tinga; Sóbis e Alecsandro (time principal)

Muriel; Daniel, Ronaldo Alves, Ronaldo Conceição e Massari; Élton, Augusto, Ytalo e João Paulo (Joabe); Marquinhos e Guto (Inter B)

blankNome do clube: Internacional de Santa Maria

Antes mesmo de começar o Gauchão o clube perdeu seu presidente. Marineu Ziani, abnegado dirigente do coloradinho, sentiu-se mal quando estava no Presidente Vargas e faleceu. Às vésperas do Gauchão, providenciou um novo presidente e agora tentará não fazer feio em homenagem a Marineu.

No entanto, com uma baixa folha salarial, o time conta com um elenco modesto. Matão, assim que liberar-se da sua equipe em Portugal, deverá ser anunciado como o principal reforço do clube. Por enquanto, Dinei, que passou pelo Brasil em 2008, é o grande nome do clube. Em dois amistosos contra o Pelotas, o time de Luiz Carlos Winck apresentou um futebol muito defensivo, o que gerou preocupação para a imprensa de Santa Maria.

Último Gauchão: 9º colocado
Olho nele: Felipe Athirson
Craque: Dinei
Técnico: Luis Carlos Winck
Palpite RE: Briga para não cair

Time base: Inter-SM: Paulo Roberto; Deurick, Flávio, André Bahia e Cassius; Marcelo Rincón, Vagson, Tiago Correa e Vidinha; Ronny e Dinei.

blankNome do clube: Juventude

Caindo morro abaixo, o clube despencou da Série A para a Série D do Brasileiro. Agora, o Juventude busca recuperação e para isso aposta no técnico Beto “Bombeiro” Almeida, responsável pela grande campanha do Pelotas no Gauchão 2010.

A temporada não começou bem para a equipe da serra que foi derrotada em um amistoso contra a equipe de funcionários da empresa Marcopolo. Para superar as dificuldades e a 13ª posição do último Campeonato Gaúcho, Beto Almeida foi buscar na Boca do Lobo o goleiro Jonatas, o zagueiro Bruno Salvador e o volante Jardel. O reforço mais “expressivo” é o lateral Anderson Pico, ex-Grêmio.

Último Gauchão: 13º colocado
Olho Nele: Cristiano
Craque: Jonatas
Técnico: Beto Almeida
Palpite RE: Briga para não cair

Time base: Jonatas; Bruno Salvador, Umberto e Fred; Celsinho, Jardel, Tiago Silva, Cristiano, Anderson Pico; Julio Madureira e Zulu (Jean Coral).

blankNome do clube: Lajeadense

Voltar à elite depois de 11 anos já seria motivo suficiente para empolgar os torcedores de Lajeado. Não bastasse isso, 2011 é o ano do centenário do clube, e as contratações empolgam. Por tudo isso, o Lajeadense tem tudo para fazer um Campeonato Gaúcho de respeito.

A base foi mantida, com destaques para o goleiro Gallas, o zagueiro Cris Beato, o meia Piccinini e o atacante Maicon. A eles, somaram-se reforços como o zagueiro Tiago Saletti, ex-Inter e Caxias, o meia-atacante Fábio Nunes, destaque da Chapecoense na série C, e o atacante Ronaldo Capixaba, ex-ABC de Natal e Novo Hamburgo.

Último Gauchão: Subiu este ano
Olho nele: Alex Goiano
Craque: Maicon
Técnico: Benhur Pereira
Palpite RE: Vai incomodar

Time base: Fernando; Bindé, Lino, Tiago Salleti e Cristiano; Rudiero, Ramos, William e Alex Goiano (Fábio Nunes); Maicon e Ronaldo Capixaba (Paulo Rangel).

blankNome do clube: Novo Hamburgo

Os “Galácticos do Vale” mais um ano figuram entre os favoritos do estadual. Rodrigo Mendes, ex-Grêmio, Michel, campeão Mundial pelo Internacional, Edinho, ex-Flamengo e Brasiliense, e Luiz Carlos, ex-Portuguesa e Internacional, sustentam o apelido dado ao time na temporada passada.

Auxiliados pelos coadjuvantes, mas não menos qualificados, Claudio Luiz, Marcio Hahn, Juba e Gustavo Papa, o anilado mais uma vez é candidato a incomodar a hegemonia da dupla Gre-Nal. Sob a tutela do professor Gilmar Iser, o Nóia espera repetir a boa campanha da Taça Fernando Carvalho, quando eliminou o Internacional nas semifinais, mas perdeu o título para o Grêmio.

Último Gauchão: 8º colocado
Olho Nele: Juba
Craque: Rodrigo Mendes
Técnico: Gilmar Iser
Palpite RE: Briga pelo título

Time base: Ricardo; Claudio Luiz, Vinicius e Lino; Bosco, Almeida, Marcio Hahn, Rodrigo Mendes e Edinho; Michel e Juba.

blankNome do clube: Pelotas

Depois de um 2010 extremamente positivo, em que chegou a uma final e uma semifinal, o 2011 para o torcedor áureo-cerúleo inicia cheio de expectativas. Credenciado pela vice campeonato da Taça Fábio Koff, quando só parou no Internacional, dentro Beira Rio, o azul e ouro desponta como um dos favoritos este ano.

Com contratações de impacto como o zagueiro pelotense Fernando Cardozo, ex-Internacional, retornando ao Brasil depois de oito anos em Portugal, e o polêmico meia Miro Bahia, o Pelotas espera superar a 6ª colocação geral no Gauchão do ano passado. A dupla Tiago Duarte e Sandro Sotilli permanece no comando de ataque, ambos em busca do gol de número 50 com a camisa áurea-cerúlea. O meia Léo Dias é outro remanescente da temporada passada.

O técnico Gilmar Dal Pozzo, responsável por quebrar o jejum de títulos do clube em 2008 com a conquista da Copa FGF Lupi Martins está de volta, e tem no papel, o melhor meio campo do interior em suas mãos.

Último Gauchão: 6º colocado
Olho nele: João Paulo
Craque: Miro Bahia
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Palpite RE: Briga pelo título

Time base: Oliveira; João Rodrigo, Jonas, Fernando Cardozo, Robinho; Nunes, Wanderson (Gavião), Alan e Miro Bahia, Tiago Duarte e João Paulo (Sotilli).

blankNome do clube: Porto Alegre

É olhando no banco de reservas que se encontra o ponto forte do clube. O técnico da equipe, Marcelo Rospide, que chegou a comandar o time principal do Grêmio, é tido como um técnico promissor. Se o mesmo poderá ser dito em relação ao desempenho do clube na competição, só o tempo dirá.

Até porque pelos amistosos realizados a equipe nem decepcionou, nem empolgou. Ficou no empate em 1 a 1 com o Canoas e acabou empatado pelo mesmo placar diante do Veranópolis. Com um plantel jovem, o time tem no conjunto sua grande virtude.

Último Gauchão: 14º colocado
Olho nele: Juninho
Craque: Gabriel Davis
Técnico: Marcelo Rospide
Palpite RE: Briga pela Série D

Time base: Giovani; Airton, André Ribeiro, Carlão e Sityá; Rodolfo, Alex, André Luis e Juninho; Gabriel Davis e Saraiva (Vanílson).

blankNome do clube: Santa Cruz

Do treinador aos jogadores o Galo talvez seja o time com mais cara de Gauchão. No comando, Paulo Porto. No plantel, nomes como Alê Menezes, Vainer e Maico Gaúcho. Assim, com pinta de gaúcho a equipe busca, cheia de expectativas uma campanha mais promissora em relação ao ano anterior, quando o clube ficou na modesta 10ª posição.

Nos amistosos que fez não animou. Venceu um contra o Cruzeiro, empatou com o mesmo adversário em outra oportunidade e, no último realizado, perdeu para o Juventude por 4 a 3.

Último Gauchão: 10º colocado
Olho nele: Paulinho Pedalada
Craque: Alê Menezes
Técnico: Paulo Porto
Palpite RE: Briga para não cair

Time base: Rodrigo (Roger Kath), Waldemar, Rodrigo Rizzo e Luis Henrique; Régis, Xipote, Alejandro , Maicon Gaúcho e Vainer; Paulinho Pedalada e Alê Menezes.

blankNome do clube: São José

A novidade que mais chama atenção no São José é o gramado. O clube da capital do estado trocou a grama tradicional pela sintética. Mas, o Passo D’Areia não receberá apenas investimento de infra-estrutura. O time que vai a campo defender as cores azul e branco do Zequinha ganhou reforços.

Começando pelo seu comandante. O treinador será Itamar Schulle, ex-Pelotas, que trouxe consigo o volante Zaquel, e recebeu a contratação do ala Chiquinho, ex-Internacional e eterna promessa. Para o ataque, Schulle terá as opções do uruguaio Álvaro Mendes, ex-Nacional, Lê e Rafael Xavier.

Último Gauchão: 4º colocado
Olho nele: Rafael Xavier
Craque: Chiquinho
Técnico: Itamar Schulle
Palpite RE: Briga pela Série D

Time base: Rafael; Suélinton, Gustavo, Alexandre e Chiquinho; Zaquel, Marabá, Claudemir e Gabriel; Álvaro Mendes e Rafael Xavier. Técnico: Itamar Schulle

blankNome do clube: São Luiz

Sétimo colocado no Gauchão passado, tem um plantel mediano. Alguns bons valores da equipe são o goleiro Vanderlei, ex-Brasil, e Daril, com passagens pelos dois principais times de Pelotas. No comando técnico, um profissional que conhece as características do futebol gaúcho: Beto Campos.

Nos amistosos, venceu times como o Novo Hamburgo e a Chapecoense. Perdeu apenas para o Lajeadense por 2 a 0. Com folha salarial da faixa dos 160 mil reais, o clube conta com oito garotos da base no elenco.

Último Gauchão: 7º colocado
Olho nele: Anderson Cruz
Craque: Vanderlei
Técnico: Beto Campos
Palpite RE: Briga pela Série D

Time base: Vanderlei; Rodrigo Bronzatti, André Luiz e Neguetti; Adilson, Danilo Baia, Baiano, Jean Paulo e Anderson Cruz; Anderson Oliveira e Sharlei.

blankNome do clube: Veranópolis

O pentacolor da serra começa mais um Gauchão buscando manter a regularidade das boas campanhas. Por quatro vezes o VEC esteve nas semifinais do campeonato Gaúcho: 1997, 98, 99 e 2007. Em 2010, o clube ficou na 5º colocação, à frente de equipes como Pelotas, Novo Hamburgo e Juventude.

Para repetir a boa campanha e buscar algo mais, a direção do Veranópolis aposta em uma defesa sólida, como o goleiro Luis Müller, melhor jogador do Brasil na Série C do ano passado. Além dele, os zagueiros Anderson Bill, ex-Caxias, Dirley, ex-Juventude, e o experiente lateral Rodrigo Ninja, ex-Ponte Preta. O atacante Anderson Lobão, com vasto currículo no futebol, vem de Portugal para comandar a linha ofensiva.

Último Gauchão: 5º colocado
Olho nele: Anderson Lobão
Craque: Luis Müller
Técnico: Edson Porto
Palpite RE: Vai incomodar

Time base: Luis Müller; Michel, Anderson Bill, Dirley e Rodrigo Ninja; Alê, Neto, André Caldeira e Marcos Paraná; Éber e Anderson Lobão.

blankNome do clube: Ypiranga

Sem dívidas e sem time. Foi assim que o Ypiranga acabou a temporada 2010. Para um novo ano de Gauchão o clube apostou na permanência do técnico Agenor Piccinin, que levou o time de Erechim às semifinais da Taça Fábio Koff, no último campeonato.

Dos atletas que jogaram no time Canarinho ano passado, só o volante Pansera permanece. Para o Gauchão, o treinador Piccinin reformulou todo o grupo. Mas nem tudo é desentrosamento no Ypiranga, já que 11 jogadores defenderam o Concórdia, de Santa Catarina, em razão de uma parceria entre os clubes.

Último Gauchão: 12º lugar
Olho nele: Bruno
Craque: Pansera
Técnico: Agenor Piccinin
Palpite RE: Briga para não cair

Time base: Bruno; Frede, Mateus e Glauco; Tiago Gosling, Emerson, Saulo, Giovani e Barone; Elcimar e Tiago Pereira.

Textos: Mateus Kerr, Michel Burkert, Renan Silva e Vinícius Guerreiro
Foto capa: Guilherme Tavares


Um comentário em “Resumão do Gauchão”

  1. Só acho que o Juventude não fica na briga do rebaixamento.Creio que irá surpreender,mas surpreender significa passar longe da queda pra série B,mais nada além disso!Muito boa a resenha em relação à competiçaõ,estão de parabéns!

Os comentários estão fechados.