Entrevista: Gustavo Bastos, zagueiro do Avaí

Autor(a):

O Rede Esportiva teve oportunidade de entrevistar com exclusividade o pelotense Gustavo Bastos, zagueiro recentemente contratado pelo Avaí. Com origens no futsal, o jogador de 27 anos vive agora um dos melhores momentos da carreira no futebol. Por e-mail, Gustavo comenta sobre o seu começo no futebol, com a camisa do Pelotas, sua fase atual e até sobre o irmão Biel, que aos poucos começa a migrar para o futebol. Boa leitura!

Renan Silva – Rede Esportiva: Gustavo, primeiramente parabéns pelo belo trabalho realizado no Mirassol este ano. Foi teu melhor momento na carreira até agora? Afinal, chamou atenção de muitos clubes, não é mesmo?

Gustavo: Verdade. De uns anos pra cá eu venho crescendo muito profissionalmente, ganhando mais experiência e apresentando um bom trabalho por onde passo. Graças a Deus tenho despertado interesse de vários clubes brasileiros e até mesmo do exterior.

RE: Ano passado já havias feito boas apresentações pelo Guaratinguetá. Foi uma passagem interessante. Também foi importante para abrir portas a você?

Gustavo: Sem dúvida nenhuma. Foi de apresentações no Guaratinguetá, na Serie B do Brasileiro, que despertou o interesse do Ivan Baitello (técnico do Mirassol), em me contratar para jogar o Paulistão pelo Mirassol.

RE: Foram muitas especulações após o Paulistão deste ano entorno do seu nome. O que surgiu de concreto? Existiu uma proposta oficial do Palmeiras?

Gustavo: Existiu uma proposta do Palmeiras, sim. Uma proposta verbal através da comissão técnica do clube, mas que acabou não evoluindo a negociação. Hoje, sexta-feira (29), estarei sendo apresentado como reforço do Avaí-SC, para a disputa das finas da Copa do Brasil e pro Brasileirão.

RE: Os grandes clubes aqui do Rio Grande do Sul nunca entraram em contato contigo?

Gustavo: Não.

RE: Vives agora um novo momento. Como novo reforço do Avaí, até onde você acha que pode chegar com sua equipe?

Gustavo: É uma equipe muito boa, na qual acompanhei os dois jogos contra o Botafogo nas oitavas de final da Copa do Brasil. Acredito que ganhe o título do estadual e acho que é um grande candidato ao título da Copa do Brasil.

blank

RE: Quem acompanha o noticiário esportivo viu alguns gols seus neste Paulistão. Te defines como um zagueiro artilheiro?

Gustavo: A imprensa me deu esse rótulo em 2008, quando fui vice artilheiro da equipe com cinco gols atuando pelo União Mogi-SP. Depois, em 2009, atuei pelo Flamengo de Guarulhos-SP, totalizando o ano com dez gols. Desde então me rotularam como um zagueiro artilheiro. Pra minha felicidade nesse Paulistão eu fiz quatro gols. Até então sou vice artilheiro da equipe.

RE: Tuas características sempre foram essas que tens atualmente, ou sua forma de atuar foi alterando-se com o passar do tempo?

Gustavo: Sempre me senti um jogador técnico. Como joguei futsal dos 5 aos 21 anos, apendi e trabalhei muito o passe, cabeceio, domínio de bola. No campo eu apenas aprimorei esses fundamentos e aliei com uma marcação forte e muita vibração, como bom gaúcho.

blankRE: Como foi o começo aqui em Pelotas e a passagem pelo áureo-cerúleo?

Gustavo: Foi uma experiência muito boa, conheci muitos jogadores de qualidade. [O Pelotas] Foi onde comecei no futebol de campo, aprendi muito com o Rudi (zagueiro), olhava muito como trabalhava um zagueiro, agradeço muito ao ex-presidente Gastaud, que me deu muita força na época. Mas infelizmente não fui aproveitado por ser um prata da casa.

RE: O que foi fundamental para sua ascensão na carreira?

Gustavo: Vontade de vencer e o apoio da minha família. Nunca desisti de nada, muito menos quando tive vários momentos difíceis.

RE: Seu irmão, Biel, vive um momento de transição do futsal para o futebol. Quais os conselhos tens repassado a ele?

Gustavo: Quem mais conversa com ele por estar mais perto é meu pai, mas eu também converso muito com ele, dou muitas dicas, pois já sei como é esse mundo profissional. É algo novo que ele começou a pegar gosto. Ele é craque, sabe das dificuldades por ter me acompanhado, mas logo vai estourar.

O Rede Esportiva deseja ao zagueiro Gustavo Bastos êxito em seu novo clube e muito sucesso na sequência de sua carreira.