De acordo com os números, o Farroupilha ainda respira, mesmo que por aparelhos, na Segundona. Na última rodada, contra o São Paulo, precisará de uma goleada e torcer pelo Avenida, para que possa avançar na competição. No entanto, como a tabela ainda mantém o sonho de classificação aceso, o tricolor ainda acredita. Números mais simples, porém, são relacionados ao aproveitamento de Luizinho Vieira no comando do Fantasma.
Em dez jogos como treinador do Farroupilha, o ex-jogador Xavante obteve quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates. Aproveitamento equivalente a 47% (46,66%). O retrospecto teve uma queda na segunda fase da competição. Na fase atual, foram três derrotas, um empate e apenas uma vitória. Baixando o aproveitamento de 67% obtido nos cinco jogos inicias, todos na primeira fase, como técnico tricolor.
Engana-se quem pensa que o time de Luizinho vale-se do fator local para vencer. Até agora, a maioria das vitórias do Farroupilha sob seu comando aconteceu longe do Nicolau Fico. A primeira delas veio na sua estreia, em Bagé, quando o time superou o jalde-negro na Pedra Moura por 1 a 0. O resultado de 2 a 1 sobre o 14 de Julho, em Livramento, marcou a segunda vitória da equipe fora de seu domínio. A última vitória fora foi em Camaquã, quando o tricolor superou o Guarany por 1 a 0.
Na quinta-feira (12), os comandados de Luizinho viajam a Rio Grande para encarar o São Paulo, time que ainda não perdeu para o Fantasma na Segundona 2011. Mesmo com poucas chances, ao menos o jogo é fora de casa… No Nicolau Fico, foi obtido apenas uma vitória tricolor com o comando de Luizinho Vieira: 4 a 0 sobre o Rio Grande.