Por dois dias consecutivos a comunidade de Pelotas teve a oportunidade de discutir o tema Negócios do Esporte. Realizado pelo site Rede Esportiva em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Seminário reuniu nomes importantes da área do marketing, da administração e da comunicação. O evento iniciado na última sexta-feira (26), com a presença do diretor executivo de marketing do Grêmio, Paulo César Verardi, se estendeu até ontem, quando Fabricio Gastaldon, responsável por alavancar o marketing da Chapecoense, fez a palestra final.
No total, 230 participantes estiveram no teatro do Colégio Gonzaga, local onde foram realizadas as palestras e debates. Paulo César Verardi iniciou suas exposições falando ao público sobre a organização do marketing gremista de forma detalhada. Passou pelas ações do clube, comentou também o quadro de associados, ações já realizadas e para o futuro. Finalizando sua palestra, mostrou vídeos do clube e teceu comentários importantes ligados ao novo empreendimento gremista: a Arena do Grêmio. O encerramento se deu após o sorteio de uma camisa oficial do tricolor, vencido por Érica Barros, estudante de comunicação social na Universidade Católica de Pelotas.
No sábado, a primeira atração foi a mesa redonda entre os jornalistas Giacomo Bertinetti, Mateus Kerr e Renan Silva. Coordenador da web do Diário Popular, Giacomo explicou o funcionamento das atividades jornalísticas de sua empresa na Internet. Mateus, editor da TV Band, trouxe experiências vividas no jornalismo da região metropolitana. Editor-chefe do Rede Esportiva, além de um dos fundadores do site, Renan foi quem abriu a mesa fazendo uma breve apresentação de slides, que explicou a implementação do site e também expôs a forma de fazer jornalismo do Rede.
Os assessores de imprensa foram os responsáveis por conversar com o público na sequência. Em forma de debate, a mesa foi movimentada por meio de perguntas do público e do mediador Renan Silva. Gabriel Ribeiro e Jonathan Costa trouxeram a realidade das assessorias de Pelotas e Farroupilha, enquanto Carlos Insaurriaga, que estava com o Brasil em Sapucaia do Sul, mostrou seu trabalho por um vídeo montado pela produção do evento.
O encerramento do Seminário ocorreu com a palestra de Fabricio Gastaldon. Vindo direto de Chapecó, o responsável por alavancar o quadro social da Chapecoense falou de suas ações no clube catarinense. Em uma palestra cheia de conteúdo e bem-humorada, ele conquistou o público que seguiu conversando com o profissional até depois da palestra. “Foi demais, eu nunca mais vou esquecer”, comentou Gastaldon, referindo-se ao contato com os pelotenses.
“Foi um grande evento. Quem mais ganhou com a ocasião foi a cidade de Pelotas. Mais de duzentas pessoas inscreveram-se. Isso indica que o pelotense realmente gosta do esporte e o leva a sério, quer conhecê-lo a fundo. Esperamos ter correspondido aos anseios de todos, apesar de uma ou outra falha que possa ter passado despercebida”, disse Maurício Mesquita, organizador do evento.