De olho na liderança, Pelotas recebe o Guarany de Bagé neste domingo

Autor(a):

Duas equipes, uma competição e dois objetivos diferentes. O Lobão recebe o Guarany de Bagé, neste domingo, mirando a liderança do Grupo A da Divisão de Acesso. Do outro lado, o Alvirrubro da Rainha da Fronteira vem a Pelotas visando sair da zona de rebaixamento da Segundona. A partida acontece às 16 na Boca do Lobo.

Pelotas tenta a segunda vitória na competição (Foto: Hermes Viegas/E.C.Pelotas)

As diferenças entre um clube e outro ficam evidentes nos discursos, no investimento e na campanha. O Guarany de Bagé participa pela primeira vez da Divisão de Acesso. A última vez que o Alvirrubro esteve no segundo escalão gaúcho, em 2011, a competição ainda se chamava Segundona. Neste retorno, a equipe comandada por Géverton Duarte luta pela manutenção, enquanto o Lobão de Marcelo Rospide procura a todos os custos o retorno ao pelotão principal do Rio Grande do Sul.

O Lobão ocupa a terceira colocação do Grupo A, com 4 pontos. Uma vitória, combinada de derrota do São Gabriel para o Inter-SM e uma não vitória do Aimoré contra o Guarani-VA coloca o Áureo-cerúleo na liderança da chave. O rival da Zona Sul é o lanterna, com apenas um ponto conquistado – na rodada passada contra o Avenida. Se conseguir uma vitória na Boca do Lobo, pode até figurar na zona de classificação à segunda fase.

Desfalques e retornos

Mais uma vez, Mikael, com uma contratura muscular na coxa, e Badé, com uma lesão no púbis, são os desfalques. A dupla, que ficou de fora do jogo contra o Índio Capilé, deve ser substituída por Darlem e Nícolas. Por outro lado, o técnico Marcelo Rospide conta com o retorno do ponta Douglão, que cumpriu suspensão.Ainda assim, Uélison, que teve participação decisiva no empate com o Aimoré, pode ficar com a vaga, dando mais poder de armação para o Lobão.

Outra alteração possível é a entrada do volante Charles no lugar do zagueiro Dante. Assim, Marcelo Rospide abriria mão, pelo menos temporariamente, do esquema com três zagueiros, que ainda não deu o resultado esperado. Foi após esta alteração que o Áureo-cerúleo buscou forças para empatar a partida em São Leopoldo, quando perdia por 3 a 1.

Pelo lado do Guarany, o técnico Geverton Duarte não tem nenhum desfalque e deve repetir a escalação que empatou com o Avenida na última rodada e conquistou o único ponto do clube até agora. O Índio da fronteira dispensou nesta semana o lateral esquerdo Guerra, que atuou apenas na estreia da Divisão de Acesso.

Mesmo com a defesa sendo o ponto forte da equipe neste ano, os principais nomes do Alvirrubro estão do meio pra frente; Juninho Botelho, ex-Grêmio, e Diego Sapata, ex-São Paulo, são os articuladores da equipe. No ataque, Alan Bald, que atuou nas categorias de base do Málaga, da Espanha, e Edegar Alemão são as esperanças de gol.

Aspas

“Vai ser mais um jogo difícil. Toda a equipe que vem jogar contra o Pelotas na Boca do Lobo vem no intuito de nos tirar ponto. O Guarany vai chegar com o intuito de conquistar os três pontos, até porque eles vêm em uma fase um pouco ruim”, foi a resposta dada por Darlem, em coletiva de imprensa, ao ser questionado sobre o jogo de logo mais.

“Tive uma semana complicada na estreia, fiz o possível pra estar à disposição do  (Marcelo) Rospide, mas uma contratura muscular me deixou de fora. Junto com o departamento médico, fizemos um grande trabalho pra poder estar de volta. Agora estou à disposição, pude contribuir quando entrei. Agora é cada dia melhorar mais pra buscar meu espaço na equipe titular”, lembrou Uélison Santana, perguntado se está preparado para entrar no time titular, caso isso ocorra.

Darlem deve ter sequência entre os titulares (Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva)
Darlem deve ter sequência entre os titulares (Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva)

“O pensamento inicial é fugir do rebaixamento e posteriormente pensar em algo mais, mas temos que entender as dificuldades. Estamos nos moldando na competição”, disse o técnico Geverton Duarte em contato com o repórter Michel Burkert, da Rádio Universidade.

“A preparação vem sendo forte. É a segunda semana que estou no clube, mas a preparação vem sendo boa, fizemos duas partidas boas, contra Inter de Santa Maria e Avenida. Estamos confiantes, somamos o primeiro ponto. Sabemos o jogo difícil que vai ser, o Pelotas sempre faz boas equipes e não é diferente esse ano. Vamos confiantes e esperamos buscar um bom resultado”, ponderou o goleiro Anderson em contato com o Rede Esportiva.

Último confronto

Pelotas e Guarany não figuram na mesma divisão do futebol gaúcho desde 2009, ano em que o Lobo conquistou o acesso. Dessa forma, o encontro mais recente entre os clubes se deu nas competições de segundo semestre. Mais especificamente, em 2011. No Estrela D’Alva, pela nona rodada da primeira fase da Copa Laci Ughini, o Alvirrubro venceu pelo placar mínimo, com gol de Jabá.

No primeiro turno, a vitória foi azul e ouro. Raphael Paraíba converteu os dois pênaltis e garantiu o triunfo do time então treinado por Carlos Gavião.

Confira os gols do jogo no vídeo abaixo.

 

Ingressos

Os ingressos antecipados já estão a venda, no valor de 20 reais até o fim deste sábado. Na hora, o preço sobe para 30 reais, com meia entrada a 15 reais para idosos e estudantes. Os portões abrem a partir das 15h. Após as 14h30, a rua Padre Anchieta estará fechada para a presença de foodtrucks, venda de bebidas e atrações para as crianças.

Prováveis escalações

Pelotas: Rafael; Cleiton, Gasparetto e Dante (Charles);Darlem, Fábio Rosa, Arílson e Nícolas; Douglão (Uélison Santana), Douglas Mineiro e Vinícius Martins. Técnico: Marcelo Rospide.

Guarany: Anderson; Rodrigo Vareta, Brunello, Xandy e Jean Lemos; Cristian, Wellington, Juninho Botelho e Michel; Edegar Alemão (Alan Bald) e Renan Guerra. Técnico: Géverton Duarte

Arbitragem: Tiago Staduto, auxiliado por Ismael Fabiano Mancilha e Daniel Brondani.