Tribunal de Justiça convoca Brasil-Pel e CBF para tentar acordo sobre Série C

Autor(a):

Rafael Diverio, [email protected]

André Araújo disposto a negociar

O desembargador José Aquino Flôres de Camargo convocou representantes do Brasil-Pel e da CBF para comparecer ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) na segunda-feira, às 10h. O objetivo é buscar a conciliação entre as duas partes e tentar a inclusão do clube gaúcho na Série C do Campeonato Brasileiro ainda em 2012. A audiência com as duas partes veio na carona da negativa do magistrado relativa aos embargos declaratórios interpostos pela Confederação na quarta-feira.

De acordo com a decisão divulgada nesta quinta-feira, Flôres de Camargo afirmou que “a decisão de rebaixamento (do Brasil-Pel) é tão forte que pode sufocar, de forma dramática, a associação agravante”. O clube perdeu a vaga na terceira divisão do ano passado após decisão do pleno do STJD, que o considerou culpado por escalar o jogador Cláudio, que estaria suspenso após ser expulso na última partida de 2010.

Ainda, segundo o desembargador, a liminar concedida em favor do Brasil não “pretende alteração alguma de regulamento” nem “da tabela de jogos”. Diz Flôres de Camargo que “a liminar é clara. Deve a CBF incluir o Brasil (…) na Série C. Resta muito claro que o resultado desportivo, dentro das chamadas quatro linhas, deve ser preservado. Significa dizer que a intervenção administrativa, subtraindo os pontos da agravante, não subsistiria. Logo, é curial que não teria sido rebaixada a agravante para Série D”.

A decisão sugere que o xavante seja incluído “no lugar ocupado por quem veio a ser beneficiado pela ilegalidade cometida pela ora embargante (a CBF)”. Assim, o Santo André-SP deveria ser rebaixado. Para o desembargador, isso seria suficiente para ser mantido regulamento, calendário, tabela, ordem de jogos. Ele reconhece, porém, que a CBF tem autonomia para solucionar o impasse pelo suposto erro cometido, podendo, inclusive ter as duas equipes na competição.

Para o advogado do Brasil-Pel, o ex-presidente André Araújo, o clube quer a vaga imediata na Série C. Por enquanto, o site da CBF mantém o representante pelotense na Série D.

— Até estamos dispostos a negociar, mas não seremos prejudicados. Temos que pensar no dinheiro que a competição pode dar, mas, principalmente, na auto-estima do nosso torcedor — disse.

>> Leia mais no ZH Esportes